EIS A QUESTÃO
O macarrão é a melhor opção para fazer um reparo no pneu?
José Mário Gadelha Resende
Recife
Qual a melhor opção para fazer um reparo em um pneu: macarrão ou manchão? Ou seria melhor comprar um pneu novo? É preciso fazer alinhamento e balanceamento depois de um conserto desse tipo?
Olha, José Mário, tudo vai depender do tamanho e do tipo de estrago no pneu. Se for apenas um furo na banda de rodagem, provocado por um prego, por exemplo, apenas o chamado macarrão, que é um enchimento de material emborrachado pastoso, pode resolver. Mas se for um rasgo na banda de rodagem o remendo deve ser a melhor opção. Porém, cortes muito grandes, principalmente nas bandas laterais, ou aquelas deformações tipo ovo, condenam o pneu. Aí é melhor trocar por um novo. Quando você corta um pneu em um buraco ou meio-fio é recomendável, sim, conferir o alinhamento da direção e o balanceamento da roda afetada, pois os danos podem ser ainda maiores.
FREIO
Existe diferenças entre os luidos de freio disponíveis?
Antônio José Ferreira Júnior
antonio.junior@planalto.gov.br
Minha dúvida é sobre fluidos de freio. Tenho um Chevrolet Omega CD 4.1, 1996, freio a disco nas quatro rodas, com ABS, originalmente com fluido de freio DOT 3. Em virtude das tecnologias disponíveis atualmente (DOT 4, 5 e 5.1), posso usar DOT 5 (silicone) na troca? Quais vantagens ou desvantagens em usar esse tipo de tecnologia?
Antônio, no caso de óleo lubrificante, quanto mais recente a tecnologia, melhor. No caso do fluido de freio, há alguns casos em que um produto desenvolvido recentemente pode conter um aditivo que prejudica algum componente do sistema. É preciso consultar o fabricante do automóvel ou do fluido.
CHIPS
Esses componentes realmente melhoram o desempenho do carro?
Marcelo Santos
marcelo_santos.25@hotmail.com
Tenho um Fiat Palio 1.0, 1999/2000, e gostaria de saber se esses chips de potência proporcionam alguma melhora no desempenho do carro. Nos anúncios na internet é dito que os chips garantem um aumento de potência entre 10% a 15% e torque de 8%.
Oi, Marcelo. Esses chips realmente proporcionam um certo ganho de potência, mas é importante que você
saiba que eles aumentam também o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
MUDANÇA
A eterna dúvida sobre pneus om medidas diferentes
Alexander José Cordeiro Cardoso
Governador Valadares
Meu carro, um VW Voyage 2009, é equipado originalmente com pneus 175/70 R14. Eu poderia usar outro pneu mais fácil de encontrar? Qual a diferença de 175/65 R14 para 175/70 R14? Se alterar para 175/65 R14 quais seriam os problemas? Consumo maior, perda de estabilidade? Eu viajo em média 600 quilômetros por semana e gostaria de uma ajuda para reduzir os custos, mas mantendo a segurança e economia.
Olha, Alexander, você pode colocar o pneu 175/65 no lugar do 175/70, mas várias coisas vão se alterar no seu carro. Em primeiro lugar, ele vai ficar mais baixo, melhorando a estabilidade. Em contrapartida, o pneu tem perfil mais baixo, tornando o carro mais duro, absorvendo menos as imperfeições do piso. Com o pneu 175/65, seu carro ficará um pouco mais curto, ou seja, todas as marchas mais reduzidas, mais fortes. Finalmente, tanto velocímetro quanto hodômetro estarão marcando errado, pois não sabem que a relação final de transmissão do carro foi alterada com o pneu mais baixo.
SUBSTITUIÇÃO
Pneus novos devem ser instalados em qual eixo?
Lucas Neves
Belo Horizonte
Trocando os pneus do meu carro, substituindo dois apenas, em qual dos eixos devo instalar o novos: no traseiro ou dianteiro? Por qual motivo? E o fabricante sempre recomenda ou são só algumas montadoras? Há alguma picaretagem na recomendação do eixo dianteiro ou seria apenas questão de gosto comum?
Caro Lucas: se sua opção for colocar apenas dois pneus novos no seu carro, você deve instalá-los no eixo traseiro traseiro. O motivo é simples: se um pneu dianteiro estourar, você tem a direção do carro nas mãos e com isso pode controlá-lo. Mas quando um pneu traseiro estoura não há o que fazer e o carro geralmente fica desgovernado. Por isso você deve sempre manter a melhor dupla de pneus no eixo traseiro.
CUSTO BRASIL
O que faz com que os carros aqui sejam tão caros?
Ricardo de Paula Santos
Araújos (MG)
Afinal de contas, o altíssimo preço dos carros no Brasil é realmente provocado pelos impostos ou há também uma sede desmedida das montadoras?
Oi, Ricardo. São vários os fatores que elevam os preços dos carros no Brasil. Além da ganância das montadoras, não se esqueça de que devem ser computados os elevadíssimos impostos. E quase ninguém se lembra de que ao converter o preço em reais para dólares dá outra distorção pela valorização do real.
SEGURANÇA
Rodas de liga leve podem ser
desempenadas quando amassadas?
Eduardo Mendes
eduardomendes.bh@hotmail.com
Depois de trocar os pneus de meu carro, fui informado pelo funcionário da loja que não seria possível fazer o balanceamento porque as rodas de liga leve estavam empenadas. Explicaram que o desempeno custaria R$50 por roda e seria feito por empresa terceirizada, que desamassaria as rodas com pancadas de uma marreta de fibra e depois as colocariam no torno, usinando-as até que ficassem perfeitamente redondas. Argumentei que usinando as rodas elas teriam suas dimensões alteradas e perderiam resistência, podendo quebrar e causar acidentes. Fui informado então que até três ou quatro vezes a operação poderia ser realizada sem risco. Parece fala de garçom, quando pergunto o tamanho da pizza gigante e recebo a informação de que ela tem oito pedaços. Como ainda não normatizaram a área de um pedaço de pizza, ela pode ser do tamanho do Mineirão ou de uma moeda, assim como a roda pode ficar com 15mm ou 7mm de espessura depois da usinagem. Sei que, além da usinagem, algumas oficinas fazem enchimento com solda, aquecendo as rodas, com risco de alterar sua estrutura física e, portanto, sua resistência. É possível recuperar rodas de liga leve empenadas, sem comprometer sua segurança?
Caro Eduardo: rodas de liga com arranhões superficiais podem ser recuperadas sem qualquer problema. Já as rodas amassadas, empenadas ou trincadas podem até ser reparadas, desde que depois seja feita uma análise com um aparelho de ultrassonografia para detectar possíveis fissuras ou trincas internas na liga. Mas, as oficinas especializadas não dispõem desse equipamento. A solução, nesse caso, é a substituição.
PINTURA
Pode mesmo uma oficina realizar um serviço igual ao da montadora?
Alberto Nunes Carvalho
Contagem
Tenho uma oficina de lanternagem e pintura e discordo do que foi dito no jornal e na televisão sobre a qualidade dos serviços das reparadoras. As fábricas de tintas desenvolveram material muito sofisticado e temos condições de oferecer uma pintura tão boa quanto a da fábrica.
Alberto, ninguém duvida da qualidade da repintura nas oficinas especializadas. Entretanto, insistimos na impossibilidade de igualar essa pintura com a da fábrica, por ser fisicamente impossível realizar a mesma operação feita na linha de montagem. A pintura original é curada por meio de secagem química ativada por altas temperaturas. A primeira camada (eletroforese) chega a 180 graus e as tintas e vernizes chegam a 130 graus. Essa operação só pode ser realizada com a carroceria pelada, sem componentes elétricos ou de revestimento. Na repintura feita na oficina, a secagem se faz ou na temperatura ambiente ou no máximo a 60 graus (em estufas). Por isso, ela tem menos durabilidade e resiste menos aos agentes externos, como os raios solares, chuva ácida e sereno.
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