FUMAÇA
Carro queimando óleo mesmo depois de retífica no motor?
Reginaldo Paiva
Mossoró (RN)
Tenho um Ford Ka 1.0, flex, 2009/2009, com 33 mil quilômetros rodados, que estava soltando fumaça branca e expelindo óleo pelo escape quando dava a partida pela manhã e poucos instantes depois ficava tudo normal. Isso só ocorre nesse horário e não teve aumento do consumo de óleo, combustível ou do aditivo do radiador. Levei o carro a uma oficina, onde disseram que o problema era o cabeçote e tinha que fazer a retífica. Mandei fazer o serviço e troquei o retentor de válvula, junta do coletor, velas, junta da tampa de válvula, junta do cabeçote, óleo e filtro dele. Aproveitei e pedi para fazer a limpeza dos bicos da injeção eletrônica, trocar a bomba de combustível, que estava ruim, e limpar o sistema de arrefecimento. Depois de tudo isso, o carro continua soltando fumaça quando dou a partida e o mecânico disse que é porque ainda tem óleo e sujeira no escape. Posso confiar na palavra do mecânico ou mando o carro de volta para a oficina?
Olha, Reginaldo, essa história está toda muito mal contada. Se você mesmo diz que ele expelia óleo pelo escapamento, como é que não baixava o nível no cárter? Além disso, se foi feito o serviço no cabeçote, com troca dos retentores das válvulas, lógico que deveria parar de queimar óleo. Dizer que ficou sujeira no escapamento, depois de rodar alguns quilômetros, é conversa para boi dormir. Pode pedir na oficina (ou na retífica) uma explicação mais coerente para o problema.
DÚVIDA
Qual a razão do chiado quando piso no pedal do freio?
Marcos Carvalho Júnior
Vitória
Quando os discos de freio do meu Polo hatch 2002/2003 estão frios, escuto um chiado ao pisar no pedal. Achei estranho e como o disco de freio e as pastilhas foram trocados aos 87 mil quilômetros, levei o carro ao mecânico e ele disse que este barulho é normal. Posso confiar nele?
Oi, Marcos. Quando as pastilhas de freio estão novas, este tipo de chiado é comum e costuma desaparecer depois de algum tempo de uso. Para acabar o problema, alguns mecânicos quebram as quinas das pastilhas para eliminar o chiado.
CÁSTER
Suspensão detonada deixa rodas fora do alinhamento
Valke Marques
Teresina (PI)
Tenho um VW Gol que começou a puxar para a direita. Mandei alinhar o carro, mas mesmo assim continuou a puxar. Fui então a outra oficina e o mecânico, ao alinhar o carro, percebeu que a roda direita estava atrasada em relação à esquerda. Como resolver este problema e que tipo de serviço devo fazer para que o meu carro possa ficar alinhado novamente, pois está desgastando o pneu, além de cansar o meu braço quando estou dirigindo.
Caro Valke. Provavelmente seu carro está com problema de cáster, que é um dos ângulos da suspensão dianteira. Se uma roda está desalinhada em relação à outra, deve ser em consequência de uma batida ou coisa parecida. Para corrigir o cáster é preciso trocar alguns componentes da suspensão ou usar um cyborg, um tipo de esticador que repõe as peças deformadas na posição original. Se o problema não for resolvido, certamente você terá prejuízos na dirigibilidade de seu carro, além de desgaste irregular dos pneus.
MANUTENÇÃO
Qual a melhor forma de fazer a troca do óleo?
Edson Martins de Araújo
Guarulhos (SP)
Gostaria de saber sobre a troca de óleo do Audi A3. Qual é a mais correta: a por sucção com a máquina ou a de tirar o protetor do motor e soltar por baixo?
Oi, Edson, a troca de óleo por sangria é feita com a retirada do bujão do cárter, por onde é feito o escoamento do lubrificante velho. Já o sistema a vácuo é feito com a utilização de uma máquina específica que é acoplada à parte superior do motor (no orifício da vareta ou no outro por onde se repõe o óleo). Alguns especialistas alegam que o sistema a vácuo pode não remover totalmente o óleo velho, já que o cárter tem desníveis em seu interior e isso contaminaria o lubrificante novo. Já a remoção por sangria é mais recomendada, pois o escoamento do óleo é completo.
CONSUMO
Equipamentos elétricos e a banguela trazem prejuízo?
Carlos Eduardo
Itaúna (MG)
Gostaria de saber se alguns acessórios do carro (faróis de milha e ventilador) fazem aumentar o consumo de combustível. E, se andar com o carro em ponto morto, ele consome mais que quando engrenado.
Caro Carlos. Todos os componentes que exigem carga da bateria e consequentemente mais trabalho do alternador acabam contribuindo para o aumento do consumo de combustível, pois forçam o motor. Quanto ao fato de dirigir em ponto morto, saiba que o consumo em marcha lenta é baixo, mas é constante. E nos carros com injeção eletrônica, se você está em uma descida prolongada, é melhor engatar a quinta marcha e deixar o carro ir, sem acelerar, pois assim você economiza mais do que se colocar na banguela.
MILAGRES
Produtos oferecidos pela internet são confiáveis?
Rogério Fernandes
Campo Belo (MG)
Tenho visto ultimamente vários produtos ditos milagrosos. Um deles é um gerador que produz hidrogênio para ser queimado no motor de combustão de qualquer combustível (álcool, gasolina e diesel). Ele promete a redução no consumo e na emissão de poluentes. O outro produto é o ionizador de combustível, que funciona a partir de um filtro instalado na saída do tanque de combustível. A internet está cheia de outros produtos. Eles realmente funcionam ou não passam de mais uma picaretagem?
Rogério, tudo picaretagem. Cuide-se.
FARÓIS
O que fazer quando eles ficam cheios de água?
Sidnei Lúcio
sidneiescort@hotmail.com
Gostaria de saber se há alguma maneira de retirar aquela água que às vezes por um motivo ou outro entra no farol do carro, sem que seja necessário desmontá-lo, no meu caso mais especificamente no farol de neblina.
Olha, Sidnei, não é comum entrar água em farol, seja o normal ou o de neblina. Se isso está acontecendo no seu carro, é porque deve existir uma rachadura no vidro ou na carcaça do dele. Leve o carro a um eletricista e peça para fazer uma averiguação, pois se for uma pequena trinca o problema pode ser resolvido com um vedador.
CUIDADOS
O que pode pôr em risco o módulo eletrônico?
Glauber Celso Pastre Cardoso
Rio Grande da Serra (SP)
É verdade que dar a partida com os faróis ligados pode queimar o módulo do carro? Se não, o que causa a queima do módulo?
Glauber, dar a partida com equipamentos elétricos ligados não é recomendável, pois força a bateria inutilmente. Mas não queima nada no sistema elétrico. O que danifica componentes do sistema é a variação de tensão, como a chupeta quando a bateria acaba.
LUBRIFICANTE
A melhor opção é seguir as recomendações do fabricante
Sérgio Francisco de Andrade
sergio-andrade30@hotmail.com
Comprei um Fiat Marea Weekend 1999 com 90 mil quilômetros rodados e o óleo que a agência colocou foi o semissintético 15w40 e o recomendado no manual é o Selenia 20w50. Ouvi comentários de que o 20w50 não é bom para esse veículo. É verdade?
O melhor óleo é o recomendado pela fábrica, Sérgio. No caso de um motor muito rodado, como o seu, se for para mudar, é preferível passar para outro com mais viscosidade e não com menos, como fizeram.
COMBUSTÍVEIS
Dúvidas sobre carros movidos a diesel e a gás natural veicular
Rodrigo Mesquita
Nova Iguaçu (RJ)
Tenho duas dúvidas. A primeira é saber se o gás natural veicular (GNV) pode ser usado em qualquer tipo de motor, incluindo os de alumínio e a diesel. E por que os carros de passeio a diesel não podem ser vendidos no Brasil, como na Europa e Estados Unidos? Posso importar um?
O GNV pode ser adaptado em qualquer motor a combustão, com despesas e resultados melhores ou piores. O diesel não pode ser usado em carros de passeio, pois ele não paga imposto para que se reduza o custo do transporte de cargas (caminhões) e passageiros (ônibus). Também não é permitido importar automóveis com esses motores.
Mande suas perguntas para: borisresponde.mg@diariosassociados.com.br