No segundo semestre, a Renault lança um novo carro, dentro do projeto L35, um sedã, posicionado entre o Logan e o Mégane, que poderá ser uma novidade para o Salão do Automóvel, assim como a versão aventureira do Sandero. O modelo será fabricado na planta de Córdoba (Argentina), mas o desenvolvimento está a cargo da engenharia brasileira como ocorreu com o Sandero. No fim do ano pode chegar ainda a versão Sport do Sandero, que poderá ter, além dos adereços, o motor 2.0 16V. Também está programado um pequeno facelift para o Scénic, que precisa de sobrevida. Até o fim de 2009, a montadora deverá lançar dois produtos derivados da plataforma do Logan/Sandero.
Citroën
O C4 hatch, de quatro portas, será fabricado na Argentina, com motores 1.6 16V e 2.0 16V, ambos flex. O motor 2.0 flex será a grande novidade da PSA Peugeot/Citroën este ano. A Citroën também reestilizará o C3. O Grand C4 Picasso, com sete lugares, foi apresentado e será comercializado a partir de maio. Já em novembro, depois da exposição no Salão do Automóvel, serão importados os C5 sedã e a perua Tourer.
Toyota
Depois do lançamento do Corolla, esta semana, a expectativa é o anúncio, no segundo semestre, da nova fábrica, que poderá ser no Brasil ou na Argentina e produzirá um compacto. A perua Fielder terá a produção encerrada no fim do semestre.
Honda
O novo Fit deve ser o grande atrativo da marca japonesa, em sua nova geração, inclusive podendo ganhar motor 1.5 flex. Também é cogitada a produção do sedã Aria, seu derivado, que seria fabricado em nova unidade na Argentina.
Mitsubishi
Há muitas especulações em torno do TR4, que poderia ganhar uma versão a diesel ou, por outro lado, uma 4x2, de menor preço.
Nissan
A nova picape Frontier será produzida no Paraná e lançada, no fim do ano. Existe, ainda, a expectativa de chegada ao Brasil do Versa, modelo sedã do Tiida, fabricado no México. Mas o Versa chegaria com a chancela da Chrysler, que firmou parceria com a Nissan e o venderia com outro nome. O sedã tem motor 1.8, de 122 cv. Já fruto da parceria com a Renault, a perua Steppe, desenvolvida sobre a plataforma do Logan, pode ser uma novidade nacional, produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Kia
No segundo semestre, também com possibilidade de exposição no Salão do Automóvel, chega o utilitário-esportivo Mohave. Também existem estudos para a comercialização de um utilitário médio. A Kia pode trazer, até o fim do ano, o sedã Magentis reestilizado. O carro, que nos Estados Unidos é batizado de Optima, foi exposto no Salão de Nova York, que terminou domingo, nas versões 2.4 de 175 cv (novo motor) e 2.7 V6. No Brasil, atualmente é vendido com motor 2.0. Espera-se, ainda, o anúncio de fabricação no Brasil, de um sedã compacto.
Peugeot
Com lançamento previsto para este semestre (e início de vendas em agosto), o "206 e meio" terá o nome de 207 Compact e chega junto com o sedã e a perua (posteriormente vem também a versão Escapade). O hatch será lançado em versões mais equipadas, que hoje têm os nomes de Presence e Feline, com preços a partir de R$ 40 mil, já que o atual 206 permanece na versão de entrada Sensation. A frente e o interior seguem o design do 207 europeu; lateral e traseira, os do 206, com pequenas mudanças no pára-choque e trampa traseira. Outra expectativa é de chegada do 308, produzido na Argentina, e provavelmente apresentado no Salão do Automóvel. Já o 307 Sedan terá a traseira remodelada e chega, no segundo semestre, com o novo motor 2.0 16V flex, da PSA (Peugeot/Citroën), como modelo 08/09.
Importados
Cheia de novidades, a Audi traz, este mês, o Q7 V6; em maio, o superesportivo R8 (motor V8, de 420 cv); a partir de julho, o novo A4; e, no fim do segundo semestre, o novo sedã A5. Já a BMW apresentou pela primeira vez em sua versão de produção, no Salão de Detroit, o crossover X6, com previsão de chegada ao Brasil no segundo semestre. A Volvo traz o utilitário XC60, que deve estar em exposição do Salão do Automóvel, começando a ser vendido em novembro. Ainda não se sabe em que versões, mas o preço deve ficar em torno de R$ 180 mil.