A Boeing informou, nesta sexta-feira (08), que irá retomar os voos com o modelo 787, impedidos de voar desde 17 de janeiro por apresentar problemas nas baterias, que causaram incidentes.
Clique aqui e veja mais fotos do Boeing 787!
Os voos de teste foram autorizados pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). As atividades de teste de voo e as operações de um voo comercial têm características distintas e, por conta do ambiente de teste, a autorização da FAA para a realização desse tipo de atividade sempre envolve considerações especiais. Em nota, a Boeing encarou a decisão dos Estados Unidos como um ponto positivo e importante para a volta regular das operações. "Embora continuemos trabalhando com as autoridades reguladoras e agências de investigação apropriadas na determinação da causa dos recentes incidentes com a bateria, estamos confiantes de que o 787 pode participar dessa atividade de teste de voo com segurança. Como precauções adicionais, introduzimos práticas operacionais extras nos testes de voo, como uma inspeção pré-voo pontual das baterias, monitoramento das mensagens de status especificamente relacionadas à bateria e uma inspeção recorrente na bateria", iformou o fabricante de aviões através de sua assessoria de imprensa.
A companhia designou uma equipe de centenas de especialistas para trabalhar dia e noite na solução do problema com a bateria do 787 e devolver à frota de 787s sua autorização para voar.
Os trabalhos estão acontecendo em conjunto com as companhias aéreas e as autoridades reguladoras e investigativas apropriadas.
Mesmo com os problemas detectados no modelo, a produção do 787 na fábrica da Boeing em Seattle (EUA), não foi interrompida e as entregas seguem como o planejado pela empresa.