Quando a BMW lançou o X6, no ano passado, muita gente ficou com dificuldade de encaixá-lo em um segmento. Alguns diziam tratar-se de um utilitário-esportivo, outros de um cupê mais alto. A marca alemã então resolveu inaugurar um novo segmento, batizando-o de Sport Activity Vehicle (SAV), ou seja, feito para atividades esportivas. Seguindo a onda verde que tomou conta até mesmo dos modelos com motores maiores e mais potentes, o modelo, que começou a ser vendido no Brasil este ano, vai ganhar uma versão híbrida, cuja apresentação oficial será no Salão de Frankfurt, de 17 a 27 de setembro.
Denominada X6 ActiveHybrid, a versão tem motor V8 4.4 biturbo, de 412cv, acoplado a dois motores elétricos, sendo um de 91cv e outro de 86cv. A marca alemã afirma que, quando chegar ao mercado europeu, em abril de 2010, o modelo será o híbrido mais potente do mundo. Os dois motores elétricos se alternam na distribuição de potência, podendo também carregar as baterias de níquel-metal. O carro pode rodar também usando quase que somente a potência do motor a gasolina, dependendo da situação (em velocidades elevadas, por exemplo). Tudo é controlado por uma central eletrônica, que busca sempre o modo mais otimizado de consumo de energia.
O sistema de recuperação de energia nas frenagens é de última geração, sendo 25 vezes mais eficiente do que os conjuntos atuais. Os motores, a gasolina e eletricidade, estão acoplados a uma transmissão automática de sete velocidades, gerenciada pelo conhecido sistema XDrive. Toda essa tecnologia proporciona ao X6 Active Hybrid um desempenho impressionante para um híbrido (acelera até 100km/h em 5,6 segundos) e uma redução significativa no consumo (10,1km/l) e nas emissões de poluentes (231g/km de CO2), embora esses números ainda sejam elevados para os padrões de carros menores.
Vídeo: conheça em detalhes o BMW X6