UAI

BMW Série 5 totalmente elétrico será lançado até o fim de 2023

O BMW i5 será vendido junto com o Série 5 normal movido a combustão interna

Publicidade
BMW Serie 5 de sétima geração; a oitava virá acompanhada do i5 elétrico
BMW Serie 5 de sétima geração; a oitava virá acompanhada do i5 elétrico Foto: BMW Serie 5 de sétima geração; a oitava virá acompanhada do i5 elétrico

Assim como a maioria das montadoras de luxo pelo mundo, a BMW está eletrificando o seu portfólio, o que já incluiu os modelos BMW X, Serie 3 e Serie 4 – os quais, elétricos, ganharam a nomenclatura i (iX, i3 e i4). Agora, é a vez do BMW Serie 5, cuja versão totalmente elétrica chegará até o fim de 2023.

A informação foi divulgada pelo site estrangeiro Autocar. Segundo a publicação, o chefe de vendas da BMW, Peter Nota, confirmou, recentemente, que o novo i5 será lançado ainda neste ano.

“Com o lançamento do BMW Serie 5 elétrico no fim deste ano, estamos dando outro passo importante no caminho para eletrificar nossa linha de modelos”.

Peter Nota

Provavelmente, no Brasil, a versão EV chegará mais tarde. Mas não se sabe, ainda, quando exatamente.

Versão elétrica virá junto com a oitava geração do modelo

Ainda de acordo com Peter Nota, o BMW Serie 5 elétrico será comercializado em conjunto com o modelo normal de nova geração movido a combustão interna. Isso também aconteceu com o i4 e o Serie 4 Gran Coupé.

Dessa forma, o Serie 5 terá disponíveis motores a gasolina, a diesel, híbrido plug-in e, no caso do i5, um totalmente elétrico.

Segundo a Autocar, ainda é possível que sejam lançadas duas variantes diferentes: o i5 eDrive40 (monomotor, tração traseira, 335cv de potência) e o i5 M50 (motor duplo, tração nas quatro rodas, 536cv de potência).

O BMW Serie 5 elétrico não fará parte da futura plataforma de EVs da marca

O BMW i5 não fará parte da próxima plataforma "Neue Klasse" (nova classe), destinada aos futuros carros elétricos do fabricante.

Isso porque essa nova plataforma EV não será lançada até 2025, que também é quando o primeiro modelo elétrico BMW M, da subsidiária de carros de alto desempenho da marca, chegará.

Os carros baseados na Neue Klasse farão parte do que a BMW chama de "terceira fase de eletrificação". Eles ajudarão a marca a se tornar uma empresa majoritariamente eletrificada até o fim da década.

O i5 é o fim da segunda fase da BMW e será o último BMW EV não construído na plataforma Neue Klasse.

O VRUM já testou um BMW 330I M Sport; confira o vídeo!

https://www.youtube.com/watch?v=Us_rjUj41IA&t=15s