UAI

BMW Série 3 - Mantendo a esportiva

Levemente mais comprida e larga, com linhas fluidas, interior mais espaçoso e motores mais leves e potentes, a sexta geração do modelo alemão chega em maio ao Brasil

Publicidade
Foto:

Embora sob a batuta do designer Adrian van Hoydoonk, que segue uma linha de trabalho bem menos controversa do que a de seu antecessor, Chris Bangle, a nova geração da BMW Série 3 mantém a mesma filosofia de unir elegância e esportividade, sem perder a fluidez. Parece uma “redução”da nova Série 5. O sedã, que é o primeiro da nova família a chegar ao mercado europeu, usa a mesma versátil plataforma que serve de base para a próxima Série 1 e está 9,3cm mais comprido, 3,7cm mais largo na dianteira e 4,7cm na traseira e 5cm a mais de entre-eixos do que o modelo atual.

 

Veja mais fotos do novo BMW Série 3!

 

Na frente destacam-se os novos faróis, que agora “tocam” a tradicional grade de dois rins da marca alemã; o comprido capô, que ficou mais curvo e com dois vincos mais acentuados nas laterais; e a tomada de ar inferior ganhou desenho mais fino no centro. De perfil, as mudanças são menos perceptíveis, embora os novos desenhos de roda chamem bastante a atenção. Na traseira, as lanternas mantiveram o mesmo recorte, invadindo a tampa do porta-malas; e a tampa do porta-malas tem um ressalto menor no alto. A saída dupla de escape combina com o conjunto esportivo.



POR DENTRO Com o aumento da distância entre-eixos, o espaço interno ficou mais amplo. O novo painel é envolvente e teve como objetivo colocar os comandos ao alcance do motorista. Os tipos de acabamento e a lista de equipamentos variam sobre uma versão básica com três opções: Sport, Luxury e Modern, que possibilitam várias configurações individuais. A versão M (preparada pela divisão esportiva da marca) chega em 2012. Uma das principais novidades da nova Série é o sistema Head-Up-Display, que projeta no para-brisas informações e imagens (am alta resolução) importantes, como velocidade, consumo, manutenção etc.

 

Emílio Camanzi dirigiu o novo Série 3 em Barcelona, na Espanha. Confira na reportagem abaixo:

 

var ua=navigator.userAgent;var html5=/iPad/i.test(ua)||/iPhone/i.test(ua);if(html5){document.getElementById('d_target_154482').innerHTML='';}

 

 

Também se destaca na nova Série 3 o BMW ConnectedDrive, que combina sistemas de assistência ao motorista e serviços de mobilidade. Funcionando por meio de câmeras, o dispositivo inclui sistemas que regulam automaticamente a velocidade do veículo de acordo com o carro que segue na frente, que adverte para a presença de outro veículo quando o motorista muda de faixa, que possibilita acesso à internet e redes sociais, que traz informações em tempo real das condições de tráfego na região, que emite uma chamada de emergência (para serviços de socorro) e toma diversas medidas de proteção para os ocupantes em caso de acidente, entre outros. 



A tração continua sendo traseira, mas os motores (todos com TwinPower Turbo) estão mais potentes, econômicos e ecológicos, ajudados pela nova função Auto Start Stop, que os desliga durante as paradas. São quatro opções de motor, sendo duas a gasolina (2.0, que desenvolve 245cv; e 3.0, que gera 306cv) e duas a diesel (2.0, de 163cv e 184cv); e duas de câmbio (manual, de seis velocidades; ou automática, de oito), que possibilitam escolher quatro modos de condução (Sport, Sport%2b, Confort e Economy). As versões híbridas, com o novo sistema BMW Active Hibrid 3, chegam ao mercado no segundo semestre de 2012.