Conhecido pelo codinome F 30, a sexta geração do Série 3 da BMW foi revelada pela marca alemã e comecará a ser vendida em fevereiro de 2012. De cara, já se destaca pelo conforto proporcionado aos passageiros, por estar 93 mm mais comprido do que seu antecessor. O entre-eixos também aumentou 50 mm. Em relação à motorização, o carro será vendido com quatro opções de motores: duas a gasolina e duas a diesel. Serão disponibilizadas duas transmissões,umamanual de seis marchas e uma automática com oito velocidades. Todas incluem tração traseira. Na Europa, os preços variam de 35.350 euros para a versão 320d e 43.600 para a 335i.
As versões a gasolina compreendem os modelos 328i e 335i, ambos equipados com o pacote EfficientDynamics. O 328i conta com propulsor 2.0 turbo com quatro cilindros e injeção direta de combustível, que entrega 240 cv de potência. A proposta da montadora é que o motor acelere de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e alcance 250 km/h limitado eletronicamente. Em termos de consumo, o 328i faz 15,6 km/l. Já o 335i tem propulsor 2.0 turbo de seis cilindros em linha e entrega 306 cv de potência. A aceleração até 100 km/h se dá em 5,5 segundos e o consumo é de cerca de 12,6 km/l.
As versões turbodiesel, voltadas ao mercado europeu, fazem parte do modelo 320d e entregam163 cv e 184 cv. Esta última faz o Série 3 ir de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos com consumo de 22,2 km/l e emissões de 118 g/km de CO2.
A BMW ainda promete para o próximo ano mais uma versão a gasolina e duas a diesel. O 320i, à gasolina, terá 184 cv, enquanto as versões a diesel terão 116 cv e 143 cv. Depois, em março de 2012, virão motores a diesel com seis cilindros e versões xDrive com tração integral, além de um modelo ActiveHybrid, que irá combinar um motor 3.0 a gasolina de 306 cv com um elétrico de 54 cv de potência.
A sexta geração do Série 3 terá três modos de condução: Comfort, Sport e Sport . Todas oferecem o modo Eco Pro, que reduz o consumoematé 20%. Pela primeira vez, serão oferecidos, também, três pacotes de acabamento: Sport Line, Modern Line e Luxury Line, que permite aos compradores customizar o sedã. O pacote da divisão esportiva M também está disponível e o carro pode ter suspensão rebaixada, rodas aro 18 ou 19, saídas de escape cromadas, interior esportivo e pintura exclusiva.
Entre os itens de série, estão a suspensão adaptativa, sistema de informações ConnectedDrive, piloto automático ativo, assistente de estacionamento, informações de trânsito em tempo real e sistemas de alerta ao motorista. O novo Série 3 será produzido nas fábricas de Munique e Regensburg, na Alemanha, e em Roslyn, na África do Sul.