A fabricante alemã BMW tornou-se finalmente a número um dos carros de luxo nos Estados Unidos em 2011, à frente de sua compatriota Mercedes-Benz e da japonesa Lexus, líder há 11 anos, mas que no ano passado sofreu com problemas de abastecimento.
De acordo com as cifras finais divulgadas na quinta-feira pelos fabricantes, as vendas da BMW cresceram 12,6% em 2011 nos Estados Unidos, a 247.907 veículos, superando por pouco a Mercedes, cujas vendas subiram 13,3% a 245.231 veículos .
"Tenho certeza de que 2012 será ainda melhor, especialmente com a chegada em fevereiro da nova Série 3 da BMW ao mercado", disse Ludwig Willisch, diretor-executivo da BMW North America, em comunicado divulgado nesta quinta-feira.
Estas cifras contradizem as estimativas finais da consultoria Autodata, que situavam na quarta-feira a Mercedes acima da BMW.
A Lexus, filial da gigante japonesa Toyota, encerrou o ano muito atrás, com uma queda de 13% nas vendas em relação ao ano anterior, com 198.552 veículos vendidos. A marca japonesa sofreu interrupções na produção e problemas com o fornecimento de peças de reposição devido ao terremoto no Japão em março e às inundações na Tailândia.