Após fazer a estréia do crossover X1 no país, em agosto passado, a marca alemã lançou oficialmente o modelo no Brasil. Como o Vrum havia adiantado no dia 03 de fevereiro, o X1 chega inicialmente apenas na versão xDrive28i, com motor seis cilindros em linha de 3 litros, câmbio automático sequencial de seis marchas e tração integral. Aspirado, o propulsor rende 261 cv de potência a 6.600 rpm e 31,6 kgfm de torque a partir dos 2.600 rpm, o suficiente para levá-lo de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e atingir os 230 km/h. O preço inicial é de competitivos R$ 174.900, como havia sido apurado na rede de concessionábrias da marca bávara.
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O preço posiciona o X1 entre o Volvo XC60 Top, que sai por R$ 165.900, e o Audi Q5 2.0 Turbo Quattro Atraction, a versão básica do carro das quatro argolas, que parte de R$ 205.840 - sem nenhum opcional. E o deixa distante do rival Mercedes-Benz GLK 280, com preço de R$ 225 mil. É bem menos do que o pedido pelo "irmão maior" X3, cuja versão Family 2.5, menos potente, parte de R$ 241 mil. Com a entrada do X1, o X3 pode dar adeus ao mercado brasileiro - o carro não está mais disponível no site da companhia e deve dar lugar a uma segunda geração.
Para os que abrem mão de uma cavalaria sobre o capô mas fazem questão de manter o principal (status e bom nível de conforto), a BMW irá trazer no final do primeiro semestre o xDrive18i, equipado com o propulsor quatro cilindros 2.0. Com 150 cv a 6.400 giros e 20,3 kgfm a 3.600 rpm. De acordo com os concessionários, o carro irá abdicar de alguns acessórios, mas terá um preço convidativo, a partir de R$ 130 mil em posição de brigar com o Volvo XC60 Comfort, que custa R$ 138.500, mas tem ao seu favor o motor 3 litros seis em linha turbocomprimido, com 289 cv e 40,7 kgfm. Será mais uma arma da BMW para incrementar a sua participação, após suas vendas crescerem 118,8% em 2009, com 6.398 veículos emplacados, quando comparadas a 2008.