A BMW criou uma versão mais brutal do M3, batizada como GTR, um bólido preparado para as pistas. Para melhorar o já bom desempenho do esportivo, a marca focou no alívio de peso, nos moldes da versão CSL ? de coupé esportivo leve ? da geração anterior. Em nome das voltas mais rápidas, o interior perdeu o banco traseiro e itens dispensáveis de conforto com ar-condicionado, sistema de som e de navegação. Uma gaiola feita em tubos soldados foi instalada logo atrás dos bancos de competição dianteiros acamurçados, com cintos de segurança de seis pontos. O vidro traseiro foi substituído por uma peça em acrílico, mais leve, e o teto é feito integralmente em fibra de carbono.
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Tudo para obter um peso de 1.490 kg, contra 1.655 kg do modelo original. O visual agressivo é elevado pela cor laranja metálica, junto com os toques advindo dos carros de turismo, como o spoiler e o aerofólio ajustável para segurar o carro no asfalto. O elogiável comportamento dinâmico dos modelos da marca bávara é assegurado pelas rodas de alumínio escurecidas com 19 polegadas, que calçam pneus 225/35 na dianteira e 285/30 na traseira. A suspensão pode ser ajustada e os freios são mais fortes, para segurar o entusiasmo do bólido.
A marca ainda não divulgou as especificações do motor, uma versão mais preparada do V8 4.0 que equipa a versão de série, que gera expressivos 420 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. O câmbio deve permanecer o mesmo, um automatizado de dupla embreagem com sete marchas e trocas sequenciais por paletas no volante. O preço desse ?brinquedo? voltado para as pistas é de 115 mil euros, o equivalente a R$ 396 mil. As entregas começam em maio na Alemanha.