Na semana passada, a BMW lançou o novo iX1 no Brasil. Nesta, foi a vez do BMW iX M60, o novo elétrico mais potente da marca. O veículo é uma versão do SUV iX e já está à venda nas concessionárias do país. Aparentemente, ele não impressiona apenas pelo desempenho, mas também pelo preço: R$ 1.101.950.
Mas, vamos ao que interessa: para um valor tão alto, será que o novo BMW iX M60 realmente sustenta o posto de "elétrico mais potente da BMW"? Sim. Equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro, o SUV entrega 619cv de potência e 103,5kgfm de torque. Assim, ele desbanca o BMW i4 M50, o qual, com 544cv, era considerado o mais potente.
Além disso, o iXM60 consegue acelerar de 0 a 100km/h em apenas 3,8 segundos. Dessa forma, ele é também o de melhor aceleração da BMW à venda no país, dividindo o topo com o BMW X6 M.
A velocidade máxima, por sua vez, é limitada a 250km/h para preservação da autonomia da bateria. Ela tem capacidade total de 111,5 kWh, proporcionado uma autonomia elétrica de 431 quilômetros no ciclo de testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Visual segue as linhas das outras versões do iX
No que diz respeito à aparência, o novo M60 segue o mesmo padrão das versões já à venda do BMW iX no Brasil, a xDrive50 e xDrive40. Os poucos diferenciais se resumem às rodas de 22 polegadas com design inédito, às pinças pintadas em Dark Blue e os acabamentos externos em Titanium Bronze Finish.
A grade, assim como nas demais versões, é equipada com pequenos filamentos de aquecimento que são responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas com as melhores condições de funcionamento.
Novo BMW iX M60 é recheado de tecnologias inteligentes
Por dentro, o design clean e minimalista do novo BMW iX M60 faz jus aos diversos recursos inteligentes disponibilizados. Em primeiro lugar, está o Shy Tech, sistema intuitivo que permite que os ocupantes controlem as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional: por meio dos botões no console central.
O ar-condicionado, por sua vez, é ajustável em quatro zonas, tem comandos touchscreen e filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine. O sistema de som também não deixa a desejar: são 30 alto-falantes – inclusive dentro dos bancos - e todos com função 4D, possibilitando uma verdadeira imersão sonora.
No quesito assistência ao motorista, o novo M60 disponibiliza uma série de recursos semiautônomos. Dentre eles, destaca-se o Parking Assistant Professional, que permite que o veículo estacione 100% sozinho. Neste caso, basta apenas acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia.
Com cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos, o novo BMW iX consegue monitorar os seus arredores e emitir alertas visuais e sonoros a respeito das condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa, entre outros.
Há ainda a Realidade Aumentada BMW, que utiliza as câmeras para projetar uma espécie de realidade aumentada na tela multimídia e facilitar a visualização do motorista em determinadas situações, como de estacionamento, por exemplo.
Por fim, com o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), a nova versão do iX é capaz de analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino e, assim, programar ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como abaixar o vidro do motorista para que ele possa abrir o portão eletrônico da residência.
- Acompanhe o VRUM no Youtube e no Dailymotion!