Numa entrevista da BMW na Europa, o principal executivo da empresa declarou a intenção de implantar uma fábrica na América do Sul ou Central. Justificou a decisão pelo crescimento da demanda de veículos de luxo nesses mercados. Ele não precisou qual país receberá a fábrica, alegando que o processo estaria em seus primeiros passos, mas ficou implícito que o Brasil é forte candidato. Consultado a respeito, o presidente da empresa no país, Henning Dornbusch, confirmou que equipes de técnicos alemães aterrisam com freqûencia por aqui para avaliar as condições do Brasil em sediar a fábrica. Entretanto, receber o investimento não são favas contadas, pois o México é outro fortíssimo candidato, correndo no mesmo páreo. E leva duas vantagens: proximidade com o mercado norte-americano e isenção de impostos na exportação para o Brasil. Nosso país conta com uma considerável desvantagem: a desvalorização do dólar, que só facilita a importação mas prejudica as exportações. De qualquer maneira, ainda não houve decisão final da BMW sobre o país para o qual destinará o investimento, nem qual estado do Brasil, caso seja esse o seu destino. Mas Herr Dornbusch fez uma discretíssima visita ao governador Anastasia há duas semanas.