Pesquisa divulgada pela Millward Brown revela que a alemã BMW é a marca mais valiosa do mundo. O desenvolvimento e a estratégia da montadora nos países emergentes, como o Brasil, aliado ao investimento em tecnologia e qualidade dos produtos, levaram à primeira posição no Top 100 das Marcas Mais Valiosas do mundo, na categoria automóvel. Com valor de mercado estimado em 24,6 bilhões de dólares, a marca alemã ultrapassou a atual líder Toyota.
Os números da BMW são bem expressivos e o grupo deve chegar à marca de 2 milhões de carros vendidos antes de 2016. Em 2011, a marca premium vendeu aproximadamente 1,67 milhões de veículos e mais de 113 mil motos no mundo todo. No Brasil, a BMW vendeu quase 21 mil veículos em 2011, sendo a marca Premium líder no mercado de importados no país.
Um fator que culminou no primeiro lugar para a BMW foi o tsunami na costa japonesa, que afetou a indústria do país. Com isso, as grandes montadoras como Toyota, Honda e Nissan tiveram problemas de produção. Outro destaque da pesquisa foi a coreana Hyundai, pela primeira vez entre as dez mais valiosas do mundo.
Ranking de montadoras e seus valores:
1. BMW - US$ 24.6 bi
2. Toyota - US$ 21.8
3. Mercedes - US$ 16.1
4. Honda - US$ 12.7
5. Nissan - US$ 9.9
6. VW - US$ 8.5
7. Ford - US$ 7.0
8. Audi - US$ 4.7
9. Hyundai - US$ 3.6
10. Lexus - US$ 3.4