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BMW apresenta Série 5 de nova geração

Modelo médio-grande aparece com estilo completamente renovado e mais tecnologia

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Esportividade em detalhes como os para-lamas ressaltados e o perfil afilado

São poucos os modelos que podem ser considerados de antemão um dos melhores da sua categoria. É o caso do sedã médio-grande Série 5, o representante da BMW entre os mais desejados três volumes do mundo. E foi no encalço do novo Mercedes-Benz Classe E, o seu principal concorrente, que a marca bávara apresentou a nova geração do modelo, a sexta desde o início da linha em 1972.

O desenho é esportivo e, ao mesmo tempo, faz o sedã parecer maior do que é, como se tratasse de um Série 7. A semelhança não é gratuita. O novo Série 5 é produzido na mesma linha de montagem do "irmão maior", lançado este ano, e compartilha vários componentes, além da orientação de estilo. O conforto para cinco passageiros é assegurado pelas dimensões avantajadas, como o entre-eixos de 2,96 metros e a largura de 1,86 m. O comprimento de 4,89 m somado a altura de apenas 1,46 m contribuem para alongar a silhueta do carro. O porta-malas é espaçoso e comporta até 520 litros de bagagem.



Os faróis mantém a assinatura dos aros luminosos, que ganharam a companhia de uma fileira superior, composta por 10 LEDs. Essa tecnologia de iluminação está presente também nos indicadores de direção, lanternas e, até mesmo, no brake light.

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Como não poderia deixar de ser, a BMW dispõe uma ampla gama de motorizações. São quatro opções de propulsor a gasolina, sendo três seis cilindros em linha e um V8. As três variantes menos potentes possuem 3 litros de capacidade. O 523i de entrada conta com 206 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Longe de ser lenta, essa configuração faz de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge 238 km/h. O 528i é equipado com uma variante mais forte, com 261 cv e 31,6 kgfm, o suficiente para levá-lo de zero a 100 km/h em apenas 6,6 s, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, como nas versões mais possantes.

Esses modelos mais potentes contam com a tecnologia biturbo de dois turbocompressores que a BMW tem utilizado em quase toda a gama. Com esse empurrão, o 535i obtêm 310 cv e 40,7 kgfm, o que baixa o seu tempo de zero a 100 km/h para seis segundos. Mas não é páreo para o top 550i, que conta com um V8 4.4. Essa usina gera 412 cv e 61,1 kgfm, o que leva o sedã de 1.830 kg da imobilidade até os 100 km/h em 5 segundos cravados. Ainda há três opções a diesel, com potências entre 186 cv e 248 cv. Todas as versões podem vir com um câmbio automático de 8 marchas, de série na 550i.

Dentro da onda ecológica, a BMW equipou a linha com freios regenerativos, que utilizam parte da energia gerada em frenagens para alimentar equipamentos de conforto. Vários dispositivos do carro, como a direção, funcionam sob demanda, ou seja, só utilizam energia quando são acionados, um princípio utilizado no X6 e Série 7 híbridos. Além disso há também o sistema Stop & Go, que desliga o motor ao se parar e o liga automaticamente ao se pisar no acelerador.



Para assegurar um equilíbrio dinâmico apurado, o modelo ganhou uma direção elétrica ativa que é capaz de esterçar também as rodas de trás. As rodas traseiras viram no sentido oposta das dianteiras em um ângulo de até 2,5º, sempre em velocidade superior a 60 km/h, o que também diminui o esforço do motorista e reduz o diâmetro de giro em 0,5 metro. Capô, painéis frontais da carroceria e portas são feitas de alumínio ? 23 kg mais leves que as convencionais em aço ?, o que permitiu uma redução de peso aliada ao aumento de rigidez de 55% da carroceria.

As suspensões por braços múltiplos nas quatro rodas são feitas em alumínio, tal como as molas, e podem dispor de um controle eletrônico de amortecimento, com três modos de ajuste: normal, confortável e esportivo. Ainda há um modo mais esportivo, Sport Plus, que, ao ser acionado, desativa o controle eletrônico de estabilidade e coloca em ação um bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, garantia de uma condução mais afiada em curvas. As rodas de liga leve são aro 18 com pneus 245/45 no modelo 550i e aro 17 com pneus 225/55 nos demais.

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No capítulo da segurança, o cuidado é exemplar. Em segurança passiva, além dos esperados airbags frontais e laterais, o modelo traz de série cortinas infláveis, apoios de cabeça dianteiros ativos e um dispositivo que levanta ligeiramente o capô para amortizar o impacto de um atropelamento, o que diminui os ferimentos da vítima. Tudo para se obter boas notas nos testes do EuroNCAP, que submete os carros vendidos na Europa a avaliações que medem até a segurança dos pedestres.

Para se evitar um acidente, o Série 5 conta com uma parafernália digna de nota, como um alerta de colisão agregado ao controle de cruzeiro ativo, visão infravermelha capaz de detectar pessoas a noite, aviso de mudança de faixa inadvertida, entre outros. Como opcional há um display holográfico projetado na linha do para-brisa que indica dados essenciais, como velocidade empreendida e navegação.

E as grandes dimensões não tornam o modelo pouco amigável nas apertadas cidades. Um sistema de auxílio de estacionamento mede vagas em paralelo em uma velocidade de até 35 km/h e, caso o espaço tenha 1,20 metro a mais que o carro, "aprova" a manobra. Para estacionar basta controlar o carro no acelerador e no freio, enquanto o Série 5 vira a direção sozinho. Para visualizar melhor os arredores, o carro pode contar com câmeras nos retrovisores e também nas extremidades, junto as rodas dianteiras, além da câmera traseira. Assim, além do fim dos pontos cegos, é possível ver até o que está além de uma esquina.

No painel há uma tela de 10,2 polegadas que exibe informações da nova versão do iDrive, sistema que integra a comunicação, som, equipamentos de conforto e a navegação. Dentro da tendência atual, o habitáculo foi recheado de porta-objetos, como no painel ao lado do motorista e no descansa braço, com tampa dupla de abertura em "borboleta", que abriga, além do espaço para tralhas, saídas auxiliares e USB para o som.

Afora o quadro de instrumentos, o console central também está voltado para o motorista em um ângulo de 7º. Ou seja, mesmo com o conforto melhorado no banco de trás, que pode contar com ar-condicionado com ajuste individual e sistema de entretenimento, o modelo continua sendo orientado para o condutor, o verdadeiro privilegiado. Uma mostra de que, em geração em geração, o foco original no prazer de dirigir continua sendo a linha mestre do Série 5.

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