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BMW abre centro dedicado aos clássicos

A oficina de especialistas vai concertar e restaurar os carros antigos da marca e também dos clientes

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A BMW inaugurou um centro dedicado aos carros e motos clássicas em Munique. A oficina será responsável por concertar e restaurar os carros antigos da marca e também dos clientes. A criação da oficina vem a reboque do crescimento mundial do interesse por veículos clássicos da marca alemã. De acordo com a BMW, são cerca de 600 mil antigos no mundo, sendo que 200 clubes de fãs reúnem sozinhos 200 mil membros. Ainda há 70 mil motos do fabricante pelo mundo, ou seja, uma em cada dez motos feitas pela BMW antes da década de 1980, uma ainda está rodando.

A vantagem de se levar um veículo clássico para o fabricante original é o conhecimento total oferecido, além de ferramentas e peças originais em um catálogo de 30 mil peças. A marca afirma que em um dia é comum ver dois exemplares do esportivo M1 próximos a uma moto BMW R 69 S. Segundo a companhia, são comuns desafios. Como, por exemplo, o caso de um cliente dono de um cupê 3.0 CSi (foto de abertura) desejava instalar um câmbio automático para substituir o original manual, uma configuração que jamais foi oferecida. Com base em dois protótipos automáticos construídos na década de 70 e na documentação técnica dos projetos, a marca construiu uma réplica, totalmente fiel ao original, com peças fabricadas especialmente.

Veja mais fotos dos clássicos da BMW na oficina!

Em termos de restauração, a BMW divulga a história de um cliente malaio, que enviou o seu M1 via container para Munique. O carro parecia ter saído da selva, com o piso comido por cupins e nenhuma borracha intacta. Após se livrar de todas as pragas que vieram no modelo, a marca iniciou um desmonte completo. O trabalho de restauração deve levar um ano e meio.

Divisão Motorsport

A BMW também expandiu os serviços para carros de competição da companhia, o que inclui os clássicos da Mini. Inaugurada em janeiro desse ano, a divisão Motorsport conta com especialistas que atuam como consultores e mecânicos. Para demonstrar a capacidade de restauração da oficina, estão sendo reconstruídos dois modelos de competição para esse ano.

Carros de corrida antigos da BMW e da Mini também contam com um espaço dedicado



O primeiro é um Mini Cooper S Mark 1, de 1964, o primeiro da série de pequenos hatches, mas que nunca esteve em uma pista. O outro é um BMW 1602 Touring, um cupê que deu trabalho aos rivais na década de 70, com um histórico nas pistas.

Visite o site da BMW Classic.