Pouco antes da início da Segunda Guerra Mundial, os alemães já buscavam o domínio nas pistas de corrida. O esguio e elegante BMW 328 é um dos exemplos deste período. Ainda mais na versão Mille Miglia, feita por Rudolf Schleicher no departamento experimental da marca alemã. Com desenho purista e aerodinâmico, que inspiraria carros do pós-guerra como o Jaguar XK120, o modelo participou de corridas desde 1937, até ganhar na Mille Miglia de 1938. O BMW foi vencedor da categoria de 2 litros, onde fez valer a sua superioridade amparada no motor de 130 cv de força - contra 85 cv do original de rua - e no peso, de reduzidos 725 kg. O modelo, de chassi nº 85032, será leiloado no dia 1 de maio pelas mãos da RM Auctions, a maior casa de leilões de automóveis clássicos do mundo, no principado de Mônaco.
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Em relação à versão de série, este 328 contava com modificações em seu chassi tubular e no câmbio de quatro marchas. Mas é no estilo desenhado por Wilhelm Kaiser que o carro se destaca. Os para-lamas com vincos superiores renderam-lhe o apelido de "vinco das calças". Além do histórico das pistas, que incluiu ainda participações em Le Mans, no Tourist Trophy e na Mille Miglia de 1940, onde acompanhou duas versões cupê, o esportivo também passou pelas mudanças geopolíticas do pós-guerra.
Findo o conflito, o carro foi entregue como parte dos processos de reparação à União Soviética. O seu proprietário foi Artiom Ivanovich Mikoyan, chefe do Mikoyan i Gurevich Design Bureau, a fábrica dos caças MiG. Ironicamente, o filho de Mikoyan trocou o valioso bólido por um simplório Lada, em 1972. O novo proprietário, o senho Giudo Adamson, de Riga, Letônia, dirigiu o carro até a sede da BMW em Munique assim que caiu o Muro, onde deixou o clássico aos cuidados da marca, que o exibiu em seu museu. O atual proprietário comprou o roadster no mesmo ano, mas antes a marca bávara providenciou uma réplica para manter em seu museu.