A Bienal do Automóvel que abriu as portas nesta quarta-feira (07) e vai até domingo (11), no Expominas, em Belo Horizonte, chama a atenção do público não apenas com os carrões que tradicionalmente são objetos de desejo. A exemplo do que ocorre nos grandes Salões de Automóveis mundo afora, os conceitos não ficaram de fora na bienal.
Um deles, o Vrum já teve o privilégio de acelerar na pista. É o Fiat Uno Cabrio. Projetado pela Fiat do Brasil tendo como base o novo Uno, o conceito aberto seguiu a tradição de pequenos conversíveis da marca, ainda viva no exterior, mas inédita por aqui. Porém, com uma pitada de tempero, que vai além do kit aerodinâmico, adicionada pelo motor 1.4 16V turbo, o mesmo do Bravo, Linea e Punto T-Jets. Com 152cv de potência, o pequeno pode ir próximo aos 200km/h.
O Uno Cabrio não chegará ao mercado, o que frustrou os planos da administrativa Brenda Aguiar, que parou no estande da Fiat para fotografar cada detalhe do conceito junto com seu namorado, João Paulo Lages. "Gostei muito do carro, achei muito bonito, mas não imagino o preço dele, mas se fosse fabricado, seria uma das minhas opções", disse. O protótipo também agradou ao namorado de Brenda, mas ele prefere o que já existe. "Eu ficaria com o Bravo T-Jet, é mais barato", comentou após descobrir que o projeto do Uno sem capota custou cerca de R$ 1 milhão.
Em relação ao Uno hatch, o cabrio sofreu um sobrepeso de 200 kg por causa dos reforços estruturais. As rodas do carro de demonstração são semelhantes as do Punto Sporting, de 16 polegadas. Deu para perceber que um Uno conversível seria pura diversão, além de lembrar os gloriosos Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSI, ambos conversíveis, que fizeram sucesso entre os mais 'descolados' nas décadas de 1980 e 1990.
Mais próxima da realidade, a Saveiro RockeT é outro conceito que foi alvo de flashes das câmeras na bienal. A graça não está apenas no visual super esportivo. O capô abriga um propulsor 1.4 TSi que gera 122 cv de potência . Segundo a Volkswagen, o conceito chega aos 100 km/h em 9,5 segundos e vai aos 200 km/h de velocidade máxima.
Por dentro, os bancos em formato 'concha', emprestados do Golf R europeu, dão o toque esportivo ao interior da picape. Assim como o Uno Cabrio, a Saveiro RockeT ainda é um carro conceito, mas para quem já tem o modelo urbano, não é muito difícil incrementá-la até chegar ao nível visual da RockeT.
Carro espacial
Nada de conceitos off-road. Aqui na bienal, o carro mais exótico em exposição foi criado para rodar em território lunar. Não é certo que um dia os terráqueos habitarão a Lua, mas se habitarmos, logo precisaremos de um meio de transporte para rodar por lá. Ele não só existe, como está exposto na Bienal do Automóvel. A engenhoca foi criada pelos alunos do curso de design de produto da Universidade Fumec, de Belo Horizonte. Batizado de Guará, o veículo é uma homenagem aos 40 anos do Instituto de Pesquisa Espaciais (INPE). A estrutura é tubular, feita de titânio com chapas de plástico reciclável. O veiculo possui quatro motores elétricos independentes, um em cada roda. Suspensão e tração também são independentes. O veículo lunar é movido a eletricidade e funciona com quatro baterias de lítio que dão autonomia suficiente para uma jornada de exploração na lua levando duas pessoas, além da carga. As rodas são revestidas com sapatas feitas em cerâmica poliméricas maleáveis, segundo os alunos, é o material mais resistente ao solo lunar. Vinte alunos da universidade trabalharam durante sete meses no projeto, feito especialmente para a Bienal do Automóvel.
Vídeo - Vrum acelerou no Uno Cabrio: