O Bentley Continental GT não é um veículo novo. Já completou cinco anos, desde o lançamento no Salão de Paris de 2002. O carro foi o primeiro modelo desenvolvido pela Volkswagen, depois que a marca alemã comprou a tradicional fabricante britânica em 1998. Mesmo o modelo não tendo o frescor de outros esportivos de altíssimo luxo, a VW continua apostando no cupê e, para não passar despercebida no Salão de Frankfurt, está pronta para a apresentação de uma versão especial do veículo.
O Continental GT Speed é o Bentley mais potente já produzido. O motor W12 ganhou mais 50 cv e chega a impressionantes 600 cv. O torque cresceu ainda mais. O ganho foi de 15%, para um total de 76,5 kgfm, comparável ao de um caminhão médio. Pode parecer exagero dar um coração ainda mais forte ao veículo que já chegava a 318 km/h de velocidade máxima, mas o objetivo era ultrapassar a marca simbólica das 200 milhas por hora (322 km/h), e o Speed não apenas chega lá, mas ultrapassa. Sua velocidade máxima chega a 202 milhas por hora (325 km/h).
Os números que indicam o desempenho nada convencional do GT Speed não se restringem à velocidade máxima. A aceleração até 100 km/h é feita em 4,5 segundos; da imobilidade a 160 km/h, o carro gasta apenas 10,2 s; e a retomada dos 80 km/h aos 120 km/h é em brevíssimos 3 segundos.
O aumento de potência no motor 6.0, que já vinha equipado com dois turbos, foi obtido de forma sutil, como novo mapeamento da central eletrônica, e ligas metálicas mais nobres, que dissipam melhor o calor e aumentam a eficiência energética do propulsor. A Bentley ainda garante que o motor consome e polui menos do que a versão convencional do cupê.
As alterações, no entanto, não ficaram restritas ao motor. O chassi teve mudanças para melhorar o comportamento dinâmico, e as rodas de 20 polegadas foram alargadas. Um dos poucos equipamentos opcionais são freios em composto de cerâmica e carbono, mais resistentes à fadiga e ao aquecimento.
O estilo também foi revisto, mas de maneira delicada: apenas alguns toques para indicar a versão Speed. A grade dianteira é pintada em cor escura, e não cromada, e os canos de descarga são de diâmetro maior. O veículo ficou 35kg mais leve, devido ao novo projeto da suspensão e escapamento.