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Bem-vindo ao mundo do automóvel

Com 49 marcas e cerca de 500 veículos em exposição, o Pavilhão de Exposições do Anhembi abre as portas quarta-feira. É preciso ficar atento a "pegadinha" no preço dos ingressos

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A cada dois anos, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo ganha maior importância dentro do cenário mundial. O crescimento da indústria automotiva local, aliado a um mercado consumidor cada vez mais atraente, faz do Brasil peça-chave na engrenagem das maiores montadoras do planeta. O resultado promete ser uma 27ª edição da mostra paulista recheada de novidades e lançamentos estratégicos, alguns apresentados recentemente; outros a serem revelados no evento.

O salão será aberto ao público na próxima quarta-feira e vai até 4 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana) em São Paulo, com horário de funcionamento variado: no dia da abertura, das 14h às 22h (com entrada permitida até 21h); entre os dias 25 deste mês e 3 de novembro, das 13h às 22h (entrada até 21h); e no último dia, das 11h às 19h (entrada até as 17h). Como se trata de um espaço de 85 mil m², é aconselhável chegar cedo, com tempo livre para andar com calma e usando calçados confortáveis. É permitido entrar nos carros e fotografar à vontade. Veja as dicas preparadas pelo caderno Vrum.

INGRESSOS O cuidado começa na compra dos ingressos. A empresa responsável pela venda e comercialização é a Ingresso Rápido e um hotsite (http://www.ingressorapido.com.br/salaodoautomovel) foi criado para esse fim. Os preços oficiais são: para o primeiro dia, R$ 40; para os demais dias de semana, R$ 50; e para os fins de semana e feriado (2 de novembro), R$ 70. O problema é que se comprados por esse hotsite ou pelo telefone mencionado no site (4003-1212), os ingressos estão sujeitos a uma taxa de conveniência e outra de entrega. A taxa de conveniência – pelo fato de o usuário não estar se deslocando ao local do evento – pode variar de 18% a 20%. E a de entrega é a partir de R$ 15 (pelo site) e de R$ 20 (pelo telefone), variando conforme o endereço.

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O único local que não cobra nenhuma taxa é o Teatro Raul Cortez, em São Paulo, ou, segundo uma atendente do Ingresso Rápido, a própria bilheteria do Anhembi, desde que a venda seja antecipada, pois se comprados na bilheteria, já durante o salão (estará aberta durante o horário de funcionamento, fechando uma hora antes), o preço sobe em R$ 5 nos dias de semana e em R$ 10 nos fins de semana e feriado.

Para quem está fora de São Paulo, então, a melhor opção parece ser os postos credenciados pela Ingresso Rápido. São 70 em todo o Brasil. Em Minas Gerais, há vendas em Belo Horizonte, Sete Lagos e Uberlândia, sendo quatro os pontos em Belo Horizonte: Loja Leitura Megastore (BH Shopping), Fnac (também no BH Shopping), Ponto Show (Shopping 5ª Avenida) e Livraria Leitura Savassi. O caderno Vrum tentou falar em todas, mas só conseguiu contato na Leitura Megastore, onde os ingressos custam R$ 44 (primeiro dia), R$ 55 (dias de semana) e R$ 77 (fins de semana e feriado). O funcionamento é das 10h às 19h aos domingos e das 10h às 21h nos demais dias.

DESCONTOS Grupos com no mínimo 30 pessoas têm desconto, que é maior nos fins de semana e feriado, quando o preço cai para R$ 56, mas somente na compra antecipada e sujeito às mesmas taxas. Crianças até 5 anos não pagam e entre 6 e 12 pagam meia.

Também pagam meia-entrada estudantes de qualquer idade e estado brasileiro, desde que comprovado por carteira da escola ou faculdade e carteira de identidade (quando a da escola não tiver foto). Se a carteira de estudante não tiver data de validade, será exigido boleto bancário ou declaração da entidade de ensino. Documentos que, aliás, substituem a carteira de estudante. Ainda têm desconto de 50% professores da rede pública estadual de ensino (mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Estadual da Educação), aposentados (também mediante comprovação) e quem tem mais de 60 anos.

Foram criados, ainda, os kits Fã (dois ingressos, duas camisetas e um catálogo oficial), por R$ 150, e Vip (três ingressos, três camisas polo, um catálogo oficial e um voucher de estacionamento vip), R$ 500. Para os kits não há possibilidade de meia-entrada e nem de desconto conforme o dia da semana.

Pelas redes sociais (www.facebook. com/salaodoautomovel, twitter.com/salaoautomovel e blogdosalao.com.br), é possível não só comprar ingressos com descontos maiores como também ganhá-los em concursos, que também dão outros prêmios. Mas são limitados.

COMO CHEGAR A organização do evento disponibiliza transporte gratuito, de ida e volta, com ônibus circulares, saindo das estações do metrô Terminal Rodoviário Tietê e Terminal Rodoviário Barra Funda. Os embarques serão realizados uma hora antes da abertura até uma hora depois do fechamento da feira. Indo de táxi do aeroporto de Congonhas, o cálculo aproximado, até o fechamento desta edição, era de R$ 55 o táxi comum e R$ 70 o especial. Preços que sobem para R$ 90 e R$ 95, respectivamente, no caso do aeroporto de Guarulhos.

Para quem vai de carro, o estacionamento oficial, com 7,5 mil vagas, custa R$ 30 para automóveis e R$ 20 para motos, independentemente de quanto tempo o visitante ficar dentro da feira. Há uma alternativa no Unipare (ao lado da Estação Tietê), por R$ 12, incluído serviço de van até o Anhembi incluído.

SERVIÇOS Dentro do pavilhão de exposições há restaurantes, atendimento médico, caixa eletrônico dos bancos Santander, do Brasil e Bradesco, serviço de guarda-malas (R$ 15), balcão de táxi comum e especial, centro de informações, telefones públicos e sala de segurança. Para os visitantes portadores de necessidades especiais serão disponibilizadas cadeiras de rodas e scooters (cadeiras motorizadas), que devem ser retiradas na sala de segurança.

Outras informações estão no site: www.salaodoautomovel.com.br

CANCELADO

Nesta edição do salão, haveria, pela primeira vez, a oportunidade de fazer test drive em modelos superesportivos. Intitulada Salão do Automóvel Experience, a ação seria voltada aos mais abastados, com ingresso a R$ 1,2 mil e direito a entrada especial na mostra, estacionamento vip e traslado de helicóptero à Fazenda Capuava, onde seriam feitos os test drives. Mas o Experience foi adiado para o salão de 2014, segundo a organização porque “não foi possível viabilizar junto às montadoras convidadas a quantidade de carros desejada”.