Foram definidos nesta semana os 15 veículos homologados pela BHTrans, empresa que gerencia o trânsito da capital mineira, para o serviço de táxi especial. Os modelos são sedãs-médios e devem ter cor preta original de fábrica.
VEJA FOTOS DOS SEDÃS ESCOLHIDOS PARA TÁXI EM BH!
Os carros aprovados para táxi-especial são: Citroën C4 Lounge, Fiat Linea, Ford Fusion, Chevrolet Cruze, Honda Civic, Hyundai Elantra, JAC J5, Kia Cerato, Mitsubishi Lancer, Nissan Sentra, Peugeot 408, Renault Flulence, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta. Curiosamente, o Fusion, um sedã de grande porte, foi definido ao invés do concorrente no segmento e com preço mais em conta, Focus.
Para ser incluído nessa categoria, os táxis devem ter motor com potência mínima de 115 cavalos, ar-condicionado, porta-malas com capacidade mínima de 400 litros, vidros elétricos nas quatro portas, GPS, airbag duplo e freios ABS, dentre outros equipamentos. Os critérios foram definidos pela portaria 148/2013. Não serão aceitos versões esportivas e utilitários.
Até então, modelos compactos como Corsa Sedã e Idea também eram aceitos.
A tarifa de táxi em Belo Horizonte prevê bandeirada de R$ 4,10, com quilômetro a 2,40 na bandeira 1 e 2,88 na bandeira 2. O preço do táxi-especial é o mesmo do convencional. O taxista que deseja operar um modelo de categoria superior deverá procurar a empresa para homologação.