Um espaço para reunir os amantes de motores, seja em carros ou motocicletas, e boa música. Esse foi o conceito inicial que resultou no Rutger Motors Music Bar, localizado na orla da Lagoa da Pampulha (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 5.111). A paixão pelos motores foi que uniu os sócios Guga Rutger e Jack Rutger (eles adotaram o nome do bar/pub como seus sobrenomes), que se conheceram sobre rodas, em passeios de motocicleta.
Veja mais fotos do Rutger Motors Music Bar!
A casa é dividida em vários ambientes, repletos de referências ligadas ao universo automotivo. No pub o mural de fundo do palco remete à entrada de um túnel, com o grafite The wal, uma alusão à capa do disco do Pink Floyd. Também nesse ambiente indoor algumas mesas têm como base uma roda de carro e outra roda montada com o pneu como tampo. Para completar a decoração, placas, balcão, mesa de sinuca e máquinas de fliperama.
Por volta das 23h, às sextas-feiras e sábados, uma banda sobe ao palco e as portas do pub fecham, não para o público, mas para isolar o som e não incomodar a vizinhança. No dia em que visitamos a casa o som era de Elvis Presley, executado por Ricardo Koctus (Pato Fu), com seu projeto The Presley’s Band. Para quem gosta do pop rock nacional anos 1980, uma boa notícia: o Rutger está começando a incluir esse estilo em sua programação musical.
CALHAMBEQUES E se o seu negócio é ver belos carrões, o melhor dia no Rutger é a quinta-feira. É nesse dia que acontece um encontro muito interessante de carros antigos. De cara encontramos um dos 50 calhambeques encomendados a Emerson Fittipaldi pela Nestlé para comemorar os 50 anos da marca e da carreira do Roberto Carlos. Segundo o organizador do encontro, Marcelo De Moro, o destaque dessa reunião são os hot rods, o que não impede de se ver ali um Ford 1928 Roadster, todo original, aquele que tem do lado de fora o banco da sogra, e um Chevrolet Bel Air 1957.
Seguindo a fila de carros, nos deparamos com um Santa Matilde amarelo, com motor de Omega, dois Landaus, Camaro 1991, Impala 1968, um Dodge Charger 1974 vestido de RT, Mercury 1954, Puma GTB 1976, Maverick 1976, F100 1974, Ford Sedan 1934 com teto solar do Stilo, Chevrolet Sedan 1940, um Furgão Chevrolet 1950, que era ambulância (com direito a vidro jateado), Furgão Ford F1 1951 e um Ford F1 1948. O espaço já abrigou também encontros de Porsche e de Alfa Romeo.
AUTOMOBILIA A parte externa reúne mesas em meio a placas de sinalização, réplicas de bombas de combustível antigas, além de ser o melhor lugar para apreciar as belas motos estacionadas por ali. Na parte frontal do bar, na orla da lagoa, existem confortáveis cadeiras feitas de pneus reutilizados. O estilo desse espaço é mais rústico, com amplo uso de madeira. Destaque para um bar itinerante, que pode ser desmontado e montado em outra parte. E para quem leu até aqui e está pensando que estamos estimulando a associação entre carros e álcool, nada disso. Se for beber, eleja o motorista da rodada para levar todos em casa depois da balada ou deixe o carro e pegue um táxi.