De Toulouse, França – Imagine uma viagem de avião cercada de mimos. Nos novos conceitos no mercado da aviação, vencer longas distâncias conta agora com serviços especiais dentro das aeronaves, como bar, lounge, espaços para exposição de arte e até mesmo banheiro com ducha. Confortos que vão da primeira classe até a econômica, onde há muito mais espaço entre as poltronas e, consequentemente, para as pernas. Tudo isso e mais um pouco já é realidade em nove companhias aéreas mundo afora que oferecem variados destinos a bordo do A380, o avião de dois andares, o maior do planeta.
Clique aqui e veja mais fotos do A380!
Para os brasileiros interessados em embarcar nesse luxo, só indo para o exterior. Isso porque as pistas dos aeroportos do país não comportam uma aeronave desse porte e precisam de adequações. As companhias fazem pressão e a expectativa é ter uma solução até meados do ano que vem para atender a demanda da Copa das Confederações.
As medidas dão a dimensão do tamanho do superjumbo. São 550 metros quadrados de área e 7,14 metros de largura. A fuselagem tem 9,5 m de altura e, depois de tudo montado, o passageiro se vê num espaço de 2,54 m de altura. Se for todo dedicado à classe econômica, tem capacidade para 853 assentos. As aeronaves com padrão de fábrica têm o primeiro andar destinado completamente aos passageiros que pagaram o bilhete mais barato, enquanto o pavimento superior fica para a executiva e a primeira. Mas todas as configurações ficam a cargo das companhias.
E alguns exemplos mostram como elas estão usando a criatividade para agradar a clientela e convencê-la a pagar bem mais pelo conforto extra nos assentos mais caros. A Air Austral, da Ilha da Reunião, encomendou à Airbus, fabricante do A380, dois modelos com a intenção de dispor da maioria dos lugares em classe econômica. A Korean Air optou por apenas metade dos assentos (407) para dar mais conforto aos passageiros. A Thai (da Tailândia) e a China Southern criaram lounges. A Emirates oferece, além do lounge com coquetéis e snacks durante o voo, banheiro com ducha. Já a Air France criou um espaço para exposição de arte e, na classe econômica, há um bar. Na Korean Airlines tem até loja de Duty Free. Há ainda companhias que criaram uma classe superior à primeira – caso da Singapore, que oferece a esses clientes exclusivos cabines individuais nas suítes do avião, num conceito de total privacidade.
Preço da tentação
Mas é claro que tamanha tentação tem um preço. A Airbus informa que, em alguns casos, o aumento do bilhete para viajar com o superjumbo ultrapassou a casa dos 50%. A reportagem pegou como exemplo a viagem Paris-Cingapura, no período de janeiro, e fez a comparação entre quatro companhias aéreas. Na Emirates, ida e volta em classe econômica sai por 707,05 euros (cerca de R$ 1.920), enquanto a primeira classe chega à casa dos 5.215,05 euros (R$ 14.180). Na Lufthansa, o bilhete mais barato é 876 euros (R$ 2.380) e o mais caro, 8.302 euros (R$ 22.580). Na Air France, viagem em classe econômica custa 759 euros (R$ 2.065). Na primeira, sai por 9.220 euros (cerca de R$ 25 mil). Na Singapore Airlines, o bilhete econômico custa 757 euros (R$ 2.060). Já o passageiro que quiser desfrutar do conforto extra da aeronave deve desembolsar 7.447 euros (R$ 20.255).
O analista sênior da Airbus, Riccardo Spimpolo, diz que, apesar de todo esse diferencial, não se trata de um avião de luxo. “É uma aeronave para transportar mais pessoas e, como tem mais espaço, pode fazê-lo com mais conforto se comparado aos aviões de gerações anteriores.” Ele acrescenta que o A380 tem também uma temperatura de cabine melhor, controle de umidade mais preciso e é mais silencioso. “A ideia é que, ao fim do voo, o passageiro tenha a sensação de estar mais relaxado”, disse.