UAI

Audi traz para o Brasil o A1 Sport e a nova família A5

Compacto premium A1 Sport tem dirigibilidade prazerosa, garantida por eficiente conjunto mecânico e pacote tecnológico, enquanto família A5 sobra em sofisticação

Publicidade
Foto:



A Audi quer aumentar ainda mais a sua participação no mercado brasileiro e para isso não mede esforços para atualizar sua linha por aqui. Os recém-chegados da marca são o compacto premium A1 Sport, que ganhou motor 1.4 TFSI, otimizando significativamente o seu desempenho, e novas versões da família A5, com destaque para o S5, que tem carrocerias para os diferentes gostos. Todos os modelos agradam pela esportividade, acabamento de qualidade e pacote tecnológico que prioriza a segurança e o conforto.

Teto solar é opcional, mas saídas do escapamento cromadas de série



Uma turma da pesada

Para quem gosta de esportividade ao volante, a Audi está trazendo para o Brasil interessantes novidades. Uma delas é o A1 Sport, que tem basicamente o mesmo visual das versões mais mansas, com discretas entradas de ar nas extremidades do para-choque dianteiro, que ajudam a resfriar os discos de freio, as saias situadas na parte inferior das laterais, spoiler traseiro, saídas duplas de escape cromadas e rodas de 17 polegadas com pneus 215/40.

O pequeno tem entradas de ar no para-choque dianteiro e saias laterais



O principal destaque do A1 Sport é o motor 1.4 TFSI, de 185cv de potência e 25,5kgfm de torque entre 2.000rpm e 4.500rpm, com o sistema de sobrealimentação duplo e sequencial. Trata-se de um compressor Roots, acionado por correia, seguido de uma turbina movimentada pelos gases do escapamento. Na prática, o sistema elimina o retardo na resposta, comum em alguns motores turbo, deixando o compacto mais esperto tanto nas arrancadas quanto nas retomadas de velocidade. Nas estradas de São Paulo foi possível perceber que o pequeno ficou bem mais bravo em relação às outras versões. Não chega a pressionar o motorista contra o encosto do banco em acelerações acentuadas, mas garante segurança em ultrapassagens e chega rápido a velocidades elevadas.

Motor 1.4 TFSI de 185cv ganhou sistema de sobrealimentação duplo



RONCO De acordo com a montadora, o compacto premium acelera até 100km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima de 227km/h. O consumo declarado é de 13,3km/l na cidade e 19,6km/l na estrada. O funcionamento do motor do A1 Sport é tão suave que a engenharia da Audi teve que instalar um dispositivo no carro para simular um ronco mais bravo. O pequeno de tração dianteira tem ainda câmbio Stronic de sete velocidades e dupla embreagem, com a possibilidade de trocas manuais na própria alavanca ou nas aletas atrás do volante.

Suspensões e freios foram reforçados para se adequarem ao motor mais forte e o A1 vem equipado ainda com controle eletrônico de estabilidade (ESP) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS). Outro atrativo é o sistema de vetorização de torque, que identifica quando uma das rodas fica sem atrito e providencia a desaceleração para evitar a derrapagem. Tudo isso mantém o compacto firme em curvas, mesmo em velocidades elevadas. O modelo tem ainda de série coluna de direção ajustável, computador de bordo, bancos esportivos, airbags frontais, laterais e de cabeça, entre outros. O A1 Sport já está disponível na rede da marca por R$ 109.900. A próxima novidade do A1 por aqui será a carroceria de quatro portas, que deve desembarcar ainda nesta primeira quinzena.

Interior do A1 Sport tem acabamento sofisticado e painel funcional



PURO LUXO Além do compacto premium esportivo, a Audi completa no Brasil a família A5. A marca traz o Sportback nas versões Ambiente (R$ 163.900) e Ambition (R$ 197.700), com motor 2.0 TFSI de 180cv ou 211cv. As opções de câmbio são Multitronic de oito velocidades e S tronic de sete marchas, com tração quattro. O modelo de aspecto imponente tem luzes diurnas de LED nos faróis bixênon, detalhes de acabamento em alumínio, rodas de liga leve de 17 polegadas (Ambiente) ou 18 polegadas (Ambition) e bancos revestidos em couro com ajustes elétricos.

Dirigimos a versão 2.0 de 211cv, que tem desempenho impressionante. Apesar de todo o seu peso, o modelo responde de forma muito rápida às acelerações, mas transmite a sensação de suavidade. É preciso ficar atento ao velocímetro para não ultrapassar os limites de velocidade. O fabricante declara que o modelo chega aos 100km/h em 6,6 segundos, com máxima de 241km/h. O A5 Sportback vem com um completo pacote de itens de segurança, conforto e entretenimento.

O S5 é equipado com motor 3.0 litros, V6, de 333cv de potência



E para quem quer mais esportividade, a opção é o S5 nas versões Sportback (R$ 355.900), Coupé (R$ 360.900) e Cabriolet (R$ 387.900). Qualquer uma delas vem equipada com motor 3.0 TFSI V6 de 333cv de potência e torque de 44,9kgfm, dotado de compressor mecânico Roots, que proporciona desempenho verdadeiramente esportivo. O Coupé acelera até 100km/h em 4,9 segundos, enquanto o Sportback faz em 5,1s e o Cabriolet em 5,4s. Além da tração integral quattro, os modelos S5 contam com câmbio S tronic de sete velocidades e suspensão esportiva (amortecedores controlados eletronicamente) e rodas de liga leve de 18 polegadas.

A5 Sportback é vendido com duas opções de motorização e acabamento



(*) O jornalista viajou a convite da Audi do Brasil.