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Audi RS6 - Essa perua é um avião

Estado de Minas voou baixo na Alemanha com nova geração do modelo, que tem o mesmo motor V10 do Lamborghini Gallardo e é bólido de corrida disfarçado de carro de rua

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De Ingolstadt, Alemanha - As estradas alemãs (auto bahnen) são famosas pela qualidade do asfalto, verdadeiro tapete negro. Mesmo assim, eu me arrependi de escolher o modo "sport" na perua Audi RS6, de tanto que enrijeceu a suspensão. Ela só parou de pular como um cabrito quando eu mudei a regulagem para "normal".



Na verdade, só tem um jeito de definir a RS6: é um automóvel de corrida disfarçado de perua. Ela anda tanto, te joga contra o banco com tanta força, quando você pisa fundo, que a impressão é a de estar ou num superesportivo ou acelerando carro de competição.

Escândalo
O "motorzinho" do avião é V10 de 5.0 litros, bloco de alumínio, injeção direta de gasolina e turbinado. Não com um, mas dois turbos. E veio "emprestado" do Lamborghini Gallardo. ( A marca italiana pertence hoje à Audi.)

A potência é um escândalo: 580 cv. E o torque, além de descomunal, é constante desde os 1.500 até os 6.250 giros. Ou seja, um coice de 65 kg a qualquer rotação. E sem o desagradável “buraco” na aceleração, como muitos turbinados.

Poeira Já pensou o susto do motorista de um Porsche 911 Carrera S que resolver arrancar junto e tomar poeira de uma perua? Mas é isso mesmo: a RS6 acelera até 100 km/h em 4,6 segundos, mais rápida que o 911.

Velocidade máxima: a eletrônica não deixa passar dos 250 km/h, um acordo entre fabricantes europeus. Mas, se o freguês quiser ter o gostinho de ultrapassar na estrada os "limitados", é só pedir que a fábrica muda o chip da injeção, elevando o limite para 280 km/h. Se não fosse a barreira eletrônica, iria fácil além dos 300.

Marca registrada
A caixa é automática de seis marchas, tiptronic, que "percebe" e se ajusta ao estilo do motorista. A tração é marca registrada Audi: permanente nas quatro rodas com 60% de potência na traseira, 40% na dianteira. Percentuais alterados automaticamente de acordo com o teor de estripulias do motorista.

Sopa
Anda muito e pára muito: se as "rodinhas" de 19 polegadas com os imensos discos de freio forem pequenas, você pode encomendar as de 20” e também os discos de cerâmica, menos sujeitos a fading. Claro que a suspensão é sofisticadíssima e chega perto de um carro de corrida: multilink na dianteira e na traseira.

Segurança? Pode juntar todas as letrinhas disponíveis e preparar a sopa.
Airbag? Há uma pilha deles.

Chique
É a perua mais rápida do mundo, mas nem por isso seu interior é espartano, pelo contrário: pura sofisticação, com muito couro, madeira, fibra de carbono e alumínio. O sistema eletrônico é fácil de operar e tem tudo no mesmo display do painel: navegação, comandos de desempenho, som e computador de bordo. Apesar de ser - pelo menos na teoria - um carro para a família, apenas quatro pessoas se acomodam confortavelmente. A quinta sempre sofre no meio do banco.

Quantos mil? Ela foi lançada no fim do ano passado na Europa e ainda não tem previsão de desembarcar (nem preço) no Brasil.

Uma idéia de valor? Lá, ela custa mais ou menos o mesmo que o esportivo R8. Ou seja, os interessados podem começar a juntar no entorno de R$ 550 mil...

COELHO X TARTARUGA
Como explicar tanto desempenho na RS6, um carro com mais de duas toneladas (2.025 kg) de peso? Simples: cada um dos 580 cavalinhos do motor se responsabiliza por apenas 3,5 kg. Uma referência? O Fiat Mille pesa 810 kg, menos que a metade. Mas sua potência é de apenas 65 cv. Então, cada cavalo de seu reduzido haras tem que carregar 12,5 kg. É por isso que, se os dois arrancam juntos, em 14,5 segundos o Mille chega aos 100 km/hora e a RS6 já está a exatos 200 km/h...

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