A Audi levou um grande lançamento ao stand da concessionária Carbel na 2ª Edição da Bienal do Automóvel de Belo Horizonte: o R8 5.2 FSI. O modelo, um dos mais potentes da marca, está equipado com um motor V10 de 5.204 cm³, conta com 525 cv de potência a 8 mil rpm e 54 kgfm de torque a 6.500 rpm. O superesportivo chega por um preço de R$ 696.500, um bom aumento face os R$ 555 mil pedidos pela versão menos potente, equipada com o motor V8 4.2 FSI de 420 cv. Ainda assim, o exemplar exposto já estava vendido.
O dez cilindros é o mesmo que equipa o Lamborghini Gallardo. E o desempenho deste alemão não fica atrás do ?touro italiano?. Esse Audi cumpre o zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos ? 0,3 s a menos que o Lambo ?, com velocidade máxima de 316 km/h. Da imobilidade aos 200 km/h, esse bólido leva apenas 12,3 s, um tempo que muitos modelos médios levam para chegar a metade dessa velocidade. Um mérito a ser dividido também com o peso contido, de 1.620 kg, apenas 31 kg a mais que o V8.
A transmissão quattro repassa a força para as quatro rodas e garante uma tocada esportiva mais segura. O câmbio pode ser mecânico ou manual automatizado de dupla embreagem e com trocas por aletas no volante, ambos com seis marchas. A suspensão é a Magnetic Ride, com amortecedores magnéticos controlados eletronicamente, mas pode dar lugar a um conjunto mecânico, com afinação esportiva. Em estilo há algumas diferenças em relação a versão V8, como os belos faróis e lanternas compostos por LEDs, além das lâminas laterais que servem de moldura das entradas de ar, que são mais proeminentes nesta versão. Agora só falta o Spyder, equipado também com motor V10 e com chegada prevista para o primeiro semestre.