Depois de lançar o R8 Spyder 5.2 FSI quattro, no Salão de Frankfurt, em setembro do ano passado, a Audi apresenta o modelo com uma nova motorização V8: o 4.2 FSI quattro de 430 cv. Segundo dados da montadora, o novo motor, aliado a um câmbio sequencial R tronic, possibilita ao roadster fazer de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 299 km/h.
O R8 Spyder 4.2 FSI quattro tem uma capota móvel feito de lona com acionamento automático. A carroceria é feita de um material compósito de fibra de carbono e o alumínio está presente em partes visíveis internamente, reforçando a qualidade típica do acabamento em modelos da Audi. Os faróis, com iluminação em LEDs, são marca registrada do modelo, mostrando o requinte presente nesta versão que veio inspirado já na versão anterior.
O Vrum dirigiu, na França, o R8 Spyder com motor V10, que virá ao Brasil no final do ano; veja abaixo a reportagem de Emílio Camanzi.
O consumo do R8 Spyder V8 4.2 FSI anunciado pela Audi aponta para 7,2 km/l ou 6,7 km/l, caso o modelo seja equipado com câmbio manual.
O motor FSI 4.2, que também é usado no R8 Coupé, é montado à mão na fábrica de motores em Gyor, na Hungria e pesa apenas 216 kg. Seu cárter é feito em liga de alumínio-silício. O alto teor de silício faz com que o bloco seja extremamente ao desgaste.
Transmissão
O Audi R8 Spyder 4.2 FSI quattro vem com transmissão manual de seis velocidades. O sistema funciona em conjunto com uma embreagem de disco duplo. A alavanca de câmbio é feito de alumínio polido. O modelo está disponível, opcionalmente, com o câmbio seqüencial R tronic, de seis velocidades, podendo efetuar as trocas, também, manualmente, usando os paddles no volante.
Um sistema especial distribui o torque. Durante a condução normal, ele envia 15% do torque para as rodas dianteiras e 85% para as rodas traseiras. Se as rodas traseiras começam a escorregar, há um acréscimo imediato de 15% para a frente. Um diferencial de bloqueio no eixo traseiro melhora ainda a performance. Se uma roda em um dos eixos deslizar, ela é travada pelo sistema de bloqueio do diferencial.
O R8 Spyder 4.2 FSI quattro é equipado com rodas de 18 polegadas calçadas com pneus 235/40 na frente e 285/35 na traseira. A Audi oferece como opcional, rodas de 19 polegadas.
Para conter tanta disposilção do motor V8, atrás das rodas estão os poderosos freios a disco que medem 365 milímetros de diâmetro na frente e 356 mm atrás. Para dissipar o calor rapidamente, eles são internamente ventilados e perfurados.
O R8 Spyder 4.2 FSI estará disponível nas concessionárias Audi da Alemanha no início do segundo semestre ao preço de 121 mil Euros, ou R$ 272 mil, convertendo para a moeda brasileira sem os impostos.