O A8 tem a missão de ser o "flagship" da Audi, uma nau capitânia da linha. Dentro da tradição dos grandes sedãs germânicos, a marca das quatro argolas revelou o A8 L, a versão longa do três volumes que vai estrear no Salão de Beijing, na semana que vem. O carro não se destaca apenas pelo tamanho, mas também pela motorização: um motor W12 6.3 FSI. O propulsor, que já foi oferecido nas duas gerações anteriores do Audi, teve a capacidade cúbica ampliada de 6 litros para 6,3 litros. A potência de 450 cv passou para 500 cv, com um torque de 63,7 kgfm a 3.250 giros. A versão apresentada em dezembro de 2009 contava, no máximo, com o V8 4.2 FSI de 371 cv (assista ao teste do Emílio feito no lançamento na Alemanha).
Mas como é um motor em "W"? São quatro fileiras de três cilindros cada. Na prática, são como dois blocos V6 juntos, com uma separação de 72º. A vantagem desse tipo de arranjo é o porte compacto. São apenas 70 cm em largura e altura, com 50 cm de comprimento, um tamanho comparável ao de um V8, mas com maior suavidade de funcionamento e peso igualmente aceitável de 247 kg. Auxiliado pelo câmbio automático de 8 marchas e pela tração integral quattro, o A8 L cumpre a prova do zero a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com velocidade máxima castrada aos 250 km/h.
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A suspensão a ar tem gerenciamento eletrônico de série. A aderência do carrão é garantida pela tração quattro que, sob condições normais, reparte o torque em 40% para a dianteira e 60% para a traseira. Em situações mais exigentes, o sistema envia até 60% da força para a frente e 80% para trás. Um diferencial traseiro mais esportivo, capaz de dividir a transferência para cada uma das rodas, pode ser instalado. As rodas de ar0 19 com pneus 255/45 são de série, mas podem ceder o lugar para um jogo mais vistoso de rodas aro 20 ou 21.
Fase de crescimento
O A8 L é 13 centímetros mais longo do que o modelo regular. São 5,26 metros de comprimento, 13 centímetros a mais do que o normal, todos debitados no entre-eixos de 3,12 metros. Em aparência, o alongamento é visível nas portas traseiras de maior dimensão. Outros detalhes sutis distinguem o A8 L. Os faróis e lanternas possuem iluminação em LEDs. A grade em moldura única ostenta barras horizontais cromadas sobre uma colmeia com acabamento preto brilhante. O cromo está na moldura da grade, nos filetes das entradas de ar e nos retrovisores. O para-choque traseiro integra saídas de escapamento embutidas. Emblemas com a inscrição W12 está inseridos na grade e na tampa do porta-malas.
Shiatsu sobre rodas
Internamente, o A8 L mostra confortos digno de um iate para as estradas. Os passageiros traseiros não contam apenas com mais espaço, mas também com toda a sorte de equipamentos voltados para o bem-estar. A começar pela opção de bancos individuais, separados por um largo console que atravessa todo o habitáculo. Além de ventilados, os assentos podem ser ajustáveis eletricamente: longitudinalmente, inclinação, altura, almofada e em suporte lombar. O banco do passageiro dianteiro também pode ser afastado ou inclinado do banco traseiro, tudo para aumentar o espaço.
As poltronas contam com 10 almofadas de ar que permitem massagear o corpo do ocupante em até quatro programas diferentes, acionados por controle remoto. Para completar o relaxamento, o console central pode abrigar uma geladeira, duas telas de LCD de 10,2 polegadas ou, para os momentos de trabalho, uma mesa articulada. O entretenimento pode ficar completo com o som Bang & Oflusen de 19 alto-falantes e 1.400 watts de potência.
É claro que toda a opulência e suntuosidade ambiente não estaria completa sem acabamentos à altura. A Audi tratou de colocar madeira da melhor qualidade mesclada com couro tratado com extrato de valonea, que torna o couro mais macio. A ambientação pode ser enriquecida com o teto solar panorâmico opcional, cuja parte dianteira se abre por completo.
High tech
Como no A8 curto, o modelo longo conta com bastante eletrônica embarcada. A interface MMI conta com uma tela touchscreen no console central para acessar todas as funções do carro dispostas em elaborados gráficos em 3D. O sistema de navegação, que conta com o Google Earth, antecipa condições da pista e tráfego para definir o ajuste correto do câmbio, dos faróis e, até mesmo, do sistema Start/Stop que desliga o motor em paradas e o recoloca em funcionamento ao se pisar no acelerador.
O sistema de controle de cruzeiro ajusta automaticamente a separação em relação aos outros carros, ainda que o A8 esteja a 250 km/h. Ainda há um alerta de ponto cego e um sofisticado sistema de visão noturna capaz de detectar térmicamente seres humanos e animais na pista, antecipando o perigo. Quando se trata de um top de linha germânico, tecnologia pouca é bobagem.