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Audi A6 L E-Tron - Um verde mais sofisticado

Marca alemã apresenta uma versão alongada e híbrida do sedã, que conjuga motores a gasolina e elétrico, alimentado por baterias recarregáveis em tomadas convencionais

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Aproveitando o sucesso que o A6 faz na China, onde é um dos sedãs mais vendidos, a Audi escolheu o Salão de Pequim, que terminou na semana passada, para mostrar uma versão conceitual do sedã, mas que tem praticamente o formato do modelo de produção. Batizado de L e-tron devido ao chassi alongado e à propulsão híbrida, o carro foi desenvolvido para o mercado chinês, de olho no enorme potencial que está se apresentando para os carros ecológicos (híbridos num primeiro estágio e elétricos depois) naquele país. Lá, a marca alemã se associou à empresa FAW para a produção local

Para deixar o carro com amplo espaço interno, a Audi optou por usar a plataforma “esticada” do A6: o carro tem 5,02m de comprimento e distância entre-eixos de 3,01m. Por fora, o L e-tron incorpora algumas pequenas mudanças estéticas em relação ao modelo convencional, já mostradas no R8 e-tron, como a grade com barras horizontais cromadas, difusor traseiro e rodas de liga de 21 polegadas. A marca alemã afirma que, embora o conceito já tenha um peso bastante reduzido, devido ao uso abundante de aços de alta resistência e alumínio na carroceria, está trabalhando para reduzir ainda mais o peso do modelo de produção.

ELEGÂNCIA Por dentro, o conceito conserva a mesma sofisticação do A6 normal, com bancos forrados em couro na cor cinza claro, apliques de madeira no painel e console e diversas molduras cromadas. Para mostrar que o sedã está adaptado ao mercado chinês. A grande diferença no painel, que envolve os dois ocupantes dos bancos dianteiros, é que a tela central do sistema de entretenimento fica exibindo o funcionamento do sistema híbrido, que conjuga motores 2.0 turbo com injeção direta a gasolina (instalado na dianteira), que desenvolve 213cv de potência; e elétrico (que fica na parte de trás), que gera 95cv.

Por fora, o L e-tron tem algumas diferenças em relação ao convencional, como grade com barras horizontais e rodas de 21 polegadas; e, por dentro, o acabamento é refinado, com apliques imitando madeira

 

A bateria de íons de lítio pode ser recarregada em tomadas convencionais, sendo que o sedã tem autonomia de cerca de 80 quilômetros para rodar somente no modo elétrico, a uma velocidade média de 60km/h, com carga completa. Mas ela também recebe carga durante as frenagens e desacelerações, com o sistema de recuperação de energia. O A6 L e-tron também pode rodar usando apenas gasolina ou os dois modos de forma conjugada. Os sistemas de direção e do ar-condicionado utilizam o princípio eletromecânico.

O pacote de segurança inclui todos os itens da versão normal, como airbags de diversos tipos, controles eletrônicos de tração e estabilidade, freios ABS com funções de assistência (elétrica) de frenagem de emergência, sensor de distância do carro da frente etc. Na lista de equipamentos de conforto estão sistema de áudio Bose, bancos com ventilação e massagem e sistema de entretenimento, informação e navegação, com tela touch-screen capaz de reconhecer 29 mil caracteres chineses.

Construído sobre uma plataforma alongada, a distância entre-eixos sobe para 3,01m