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Audi A4 2.0 TFSI - Lobo em pele de cordeiro

Sob o capô do pacato sedã existe um motor 2.0 turbo de 200cv, que permite ótimo desempenho. Acabamento de estilo esportivo é luxuoso, mas ruídos internos incomodam

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Foto:

A frente tem o DNA da marca: a grade em forma de V

(Emílio Camanzi - TV Alterosa)

Itu, SP * - A grande novidade do Audi A4 2007, que já está a venda, é o motor 2.0 T. Com quatro cilindros em linha, turbo-compressor, 16V e injeção direta de combustível (FSI), proporciona um desempenho na medida certa ao sedã. Afinal, acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e chegar aos 235 km/h são marcas de respeito. Devido ao desempenho e preço, R$ 194.500, a Audi acredita que essa versão irá vender mais no mercado brasileiro do que a 1.8 T (163 cv de R$ 159.500) e a 3.2 V6 (255 cv de R$ 246 mil).

Dirigir o A4 2.0 T é uma delícia. Graças à eletrônica, os motores turbo atuais são mais eficientes. Com torque máximo e constante de 28,5 kgfm entre 1.800 e 5.000 rpm, o A4 tem aceleração progressiva e muito agradável. E não requer nenhum cuidado especial para ser dirigido na cidade, onde se comporta como um pacato sedã familiar.

O câmbio Multitronic, automático de variação contínua contribui muito para a boa dirigibilidade do sedã. Não tem marchas e sim infinitas relações, ou seja, o motor e o câmbio são ligados por meio de uma correia metálica a duas polias que variam de tamanho de acordo com aceleração e velocidade. Isso permite que em uso normal o motor trabalhe sempre em regime constante, enquanto o carro ganha velocidade. O resultado é um funcionamento silencioso e sem trancos, que se traduz em mais conforto aos ocupantes.

Mas existe a opção de colocar a alavanca de seleção no console para o lado direito. Assim, o câmbio assume sete posições já pré-determinadas nas polias, como se fossem marchas. Basta selecionar as posições por meio da alavanca ou das aletas atrás do volante. O motorista pode optar ainda pelo modo Sport, que continua com as sete posições memorizadas. As trocas passam a ser automáticas e o câmbio mantém o motor e relações sempre em posição para retomadas rapidíssimas em qualquer velocidade.

Traseira tem linhas bem comportadas, que escondem a verdadeira intenção


Surpresa

Esse câmbio, além de proporcionar bom desempenho, colabora para o baixo consumo de combustível. Basta manter a velocidades em torno de 110 km/h na estrada e o computador de bordo mostra um consumo entre 12 e 13 km/l.

O A4 tem acabamento esportivo, mas com qualidade e arremates típicos da marca alemã. Tudo é muito bem feito e os materiais empregados dão um grande requinte ao interior. É equipado com ar-condicionado eletrônico, teto-solar elétrico, sensores de estacionamento, chuva e luz, revestimento em couro e bancos dianteiros elétricos. O volante multi-função regula em altura e profundidade e aciona um sistema de direção preciso e macio.

O sedã pode levar cinco passageiros, mas oferece conforto só para quatro. Atrás, console e túnel no assoalho deixam lugar só para uma criança sentar no meio. Mas todos com cintos de três pontos e apoios de cabeça. Para a segurança o modelo tem airbags frontais, laterais e cortinas, ABS de última geração e um sistema eletrônico que em pista molhada, sem que o motorista perceba, aciona suavemente os freios, mantendo os quatro discos secos.

O A4 roda macio, mas as rodas de aro 17 com pneus de perfil baixo não dão trégua no calçamento: os barulhos surgem e incomodam. Por outro lado, forma um conjunto perfeito com a suspensão no quesito estabilidade. O A4 contorna qualquer curva, como se estivesse em trilhos. E se você abusar, controle eletrônico de estabilidade e de tração ajudam a colocar a casa em ordem.

(* Viajou a convite da Audi do Brasil)

Ficha Técnica

Características
Motor
Tipo Quatro cilindros em linha, 2.0 FSI Turbo
Posição Dianteiro
Cilindrada (cm3) 1.984
Válvulas 16
Diâmetro/Curso (mm) -
Taxa de compressão -
Potência (cv/rpm) 200 a 5.100
Torque (mkgf/rpm) 28,5 a 5.000
Combustível Gasolina
Transmissão
Câmbio automático de variação contínua com possibilidade de trocas seqüenciais de sete posições pré-memorizadas; tração dianteira com controle eletrônico
Suspensão
Independente nas quatro rodas com sistema eletrônico de estabilidade
Direção
Pinhão e cremalheira servo-assistida
Freios
Dianteiro Discos ventilados, com ABS
Traseiro Discos ventilados, com ABS
Dimensões e Capacidades
Porta-Malas (l) 460
Tanque de Combustível (l) 70
Desempenho
0 a 100 km/h (s) 7,3
Velocidade máxima (km/h) 235
Preço
Básico (R$) 194.950
Completo (R$) 226.090

Fonte: Fabricante