Analisar o mercado de seminovos também faz parte da rotina de pesquisa de quem está interessado em comprar um automóvel importado 0km. Carros que custam mais de R$ 100 mil costumam ter um alto índice de desvalorização, o que pode assustar o consumidor no momento da revenda.
Embora a compra de um modelo seminovo, pouco rodado, seja a mais racional por já ter passado pela primeira desvalorização, que chega a mais de 20%, algumas marcas são mais rejeitadas em nosso mercado do que outras.
Analisamos quatro marcas premium: Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo. A qualidade de construção dos modelos dessas marcas é impecável e dispensa qualquer comentário, mas aqui vamos compará-los apenas economicamente e indicar em qual modelo hatch dessas quatro marcas você perde menos dinheiro.
Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o Audi A3 Sportback é o que menos se desvaloriza no primeiro ano, com 10,4% de depreciação, seguido de Volvo V40 T4 (12,7%) e BMW 118i Sport (14,6%). O Mercedes-Benz Classe A Urban é o que mais se desvaloriza, de acordo com a Fundação, com 15,1% de desvalorização em um ano.
Embora a tabela FIPE seja uma referência oficial para o comércio de veículos, especialistas do setor alegam que ela está defasada e que a atualização dela não acompanha a realidade do mercado, segundo empresários procurados pelo Vrum.
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“Na realidade, um importado vale cerca de 20% menos do que está na Fipe e há marcas que eu não pego em nenhum negócio, como a Volvo, pois os carros dessa marca costumam agarrar demais no estoque e o preço despenca com rapidez”, explica José Drumond, proprietário da Drumond Veículos, de Belo Horizonte. Para ele, o fato de o Audi se sair melhor no mercado entre as marcas premium se deve ao perfil do público. “A Audi tem um público mais jovem, com um estilo mais esportivo e tem uma boa procura, por isso ele não fica tanto tempo em estoque quanto um Volvo, que tem como público principal pessoas de alto poder aquisitivo, mais velhas ou que tenham famílias, é um público mais restrito”, conclui.
Já a Select Car, revenda especializada em veículos premium, também em BH, valoriza mais o hatch da Audi. "O Audi A3 Sportback é bem valorizado em seu segmento e tem uma boa liquidez, pois o carro é bom, tem muitos fãs desde as gerações anteriores e um público fiel. A procura pelo Audi é muito grande e o carro não fica muito tempo no estoque da loja, por isso a depreciação é menor”, explica Adão Santiago, gerente da revenda.
Um Volvo V40 T4 0km custa R$ 128,2 mil, segundo a tabela FIPE e, nos classificados na internet, há ofertas de até R$ 104 mil para unidades com um ano de uso, ou seja, com 18,75% de desvalorização.
O A3 Sportback 1.8 TFSI, que 0km vale R$ 125 mil segundo a Fipe, é encontrado em classificados por a partir de R$ 106 mil, o que significa desvalorização real de 15,2%. Com a chegada da versão sedã por R$ 116 mil, o Sportback teve o preço reduzido nas concessionárias para R$ 115 mil, conforme apurado pelo Vrum em uma concessionária da marca, mas a Fipe ainda não foi atualizada para o novo valor.
O Mercedes-Benz Classe A Urban pode ser encontrado no mercado de seminovos por até R$ 99,9 mil, com 15,9% de desvalorização. Já o BMW 118i é ofertado por até R$ 100 mil um ano após deixar o showroom de zero km, perdendo 21% de seu valor.