O A1 foi criado com uma missão específica: lutar entre os compactos premium em busca da preferência dos compradores. E, para convencer a geração iPod, nada melhor que chamar um ícone da música atual. Foi entre a apresentação do cantor norte-americano Justin Timberlake que o pequeno rival do britânico Mini foi descortinado no Salão de Genebra, que abre as portas à imprensa hoje. Com direito a uma versão híbrida que segue a mesma linha da família e-tron, que até então só contava com dois conceitos elétricos apresentados em setembro de 2009 em Frankfurt e janeiro deste ano em Detroit.
Veja mais fotos do Audi e-tron!
A base motriz é composta por um motor elétrico transversal dianteiro, que desenvolve 102 cv de potência e 24,4 kgfm de torque. Para não exaurir a sua energia, o motor entrega apenas 61 cv de potência e 15,2 kgfm de torque em condições normais, como no conceito Seat Ibe, com um pico de 102 cv apenas quando é exigido, como em ultrapassagens. O que deve ser suficiente para um carro classificado pela Audi como Mega City Vehicle, MCV, ou veículo para megalópoles. Como é de costume em elétricos, a transmissão possui apenas uma marcha. A energia é armazenada em um conjunto de baterias de íons de lítio alocadas próximas ao eixo dianteiro, com raio de alcance de até 50 km.
Na traseira um propulsor a combustão do tipo Wankel, que conta com um cilindro rotativo - em vez de um pistão - e se encarrega de estender o limite da autonomia para até 200 km, limitada pelo tanque de exíguos 12 litros. É uma aplicação interessante para um tipo de motor que atualmente só é utilizado pela Mazda no esportivo RX-8. No Audi, o propulsor só atua como gerador e não consome tanto. A marca divulga um consumo médio equivalente a 52,6 km/l, com emissões de apenas 48,7 g/km de CO2 - dióxido de carbono.
O desempenho anunciado é bom, no que colabora em parte os 1.190 kg do A1 e-tron, com um tempo de aceleração da imobilidade aos 100 km/h em 10,2 segundos e velocidade máxima que a marca apenas informa como superior a 130 km/h. O equilíbrio dinâmico se ampara em rodas aro 20 com largos pneus 215/35. Para destacar a modernidade do conceito, o quadro de instrumentos é em LCD e pode ser configurado ao gosto do motorista. A Audi classifica o carro como quase pronto para a produção seriada, o que pode ocorrer a partir do ano que vem.
Leia sobre outras novidades e lançamentos do Salão de Genebra
Audi A1.
Alfa Romeo Giulietta.
Alfa Romo Pandion Concept by Bertone.
Bentley Continental Supersports Convertible.
Carlsson C25.
Citroën DS High Rider.
Citroën DS3 Racing.
Citroën Survolt.
Ferrari 599 GTB Hybrid.
Ford Focus Station Wagon.
Hispano-Suiza.
Kia Sportage.
Lotus Elise 2011.
Lotus Evora 414E.
Mazda5.
Mazda6.
Mercedes-Benz F800 Style.
Mini Countryman.
Nissan Micra.
Nissan Juke.
Opel Flextreme GT/E.
Opel Meriva.
Peugeot5.
Porsche 911 Turbo S.
Porsche 911 GT3 R híbrido.
Porsche 918 Spyder.
Porsche Cayenne.
Protoscar Lampo².
Renault Mégane CC.
Renault Twingo CC.
Seat IBE.
Seat Ibiza ST.
Subaru Impreza XV.
Subaru Impreza Cosworth.
Volkswagen CrossGolf.
Volkswagen CrossPolo.
Volkswagen Polo GTI.
Volkswagen Sharan.
Volvo S60.