Astra 2009 aposta na potência extra

Astra 2009 tem o mesmo visual, mas motor 2.0 Flexpower ficou 12 cv mais potente Assim como aconteceu com o Vectra sedã e o Vectra GT, agora é a vez do hatch médio líder da categoria receber o motor 2.0 Flexpower mais potente, menos poluente e, teoricamente, mais econômico. O Chevrolet Astra 2009 chega às

Astra 2009 tem o mesmo visual, mas motor 2.0 Flexpower ficou 12 cv mais potente

Assim como aconteceu com o Vectra sedã e o Vectra GT, agora é a vez do hatch médio líder da categoria receber o motor 2.0 Flexpower mais potente, menos poluente e, teoricamente, mais econômico. O Chevrolet Astra 2009 chega às concessionárias da marca em todo Brasil apostando na sua boa relação custo/benefício em conjunto com a força extra. O próximo modelo da marca a receber as melhorias na motorização será o monovolume Zafira.

Debaixo do capô está a principal atração da nova linha. O propulsor desenvolve agora 133 cv com gasolina (contra 121 cv do anterior) e 140 cv com álcool (versus 128 cv do antecessor). O torque com o combustível fóssil também melhorou, subindo de 18,3 kgfm para 18,9 kgfm a 2.600 rpm. Com o derivado da cana-de-açúcar a melhora foi mais discreta: de 19,6 kgfm passou a 19,7 kgfm (superior ao Honda Civic Si).

O que você achou do Astra 2009?

Além de mais potente, o motor 2.0 Flexpower atende ao novo índice de emissão de poluentes para veículos leves, do Programa de Controle da
Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve -, do Conselho
Nacional do Meio Ambiente – Conama.

Modelo tem ar-condicionado e direção hidráulica de série

Desempenho e consumo
O Astra 2009 manual atinge a velocidade máxima de 200 km/h quando abastecido com álcool e 195 km/h com gasolina, e acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 s, com álcool, e 10,3 s, com gasolina. Já o Astra automático, chega a velocidade máxima de 198 km/h, com álcool no tanque, e 190 km/h, com gasolina. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 s (álcool) e 12 s (gasolina).

De acordo com a Chevrolet, com gasolina, o Astra manual faz 16,4 km/l na estrada e 11,1 km/litro na cidade. Quando está abastecido com álcool, a linha 2009 registra 11,0 km/l na estrada e 7,5 km/ na cidade. O modelo automático, abastecido com gasolina, faz 15,0 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade. Quando movido a álcool, o Astra automático faz 10,3 km/ na estrada e 7,5 km/ na cidade.

Equipamentos e preços
O modelo está disponível em duas versões e duas carrocerias. O Astra Advantage hatch tem preço sugerido de R$ 45.664 e já vem equipado, de série, com ar-condicionado, direção hidráulica, travas, vidros e retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 15″, retrovisores externos, maçanetas e molduras de proteção lateral na cor do veículo. Entre os opcionais, destaque para airbag duplo, câmbio automático de quatro marchas e para o pacote composto por faróis de neblina dianteiro, regulagem elétrica dos faróis, rodas de liga leve de 16″ e aerofólio traseiro. O Astra Sedan Advantage tem os mesmos equipamentos e valor sugerido de R$ 47.079.

Já a versão Elegance, tanto do hatch (R$ 53.372), quanto do Sedan (R$ 55.427), está disponível apenas sob encomenda. Ela vem equipada com todos os itens da Advantage além de ar-condicionado digital, espelho eletrocrômico, banco traseiro bi-partido, interior com tecido mais luxuoso e airbag duplo.

Mercado
O Chevrolet Astra é líder de vendas no segmento de hatches médios no Brasil há seis anos, período em que recebeu diversas atualizações. De 2003 até o ano passado, foram emplacadas 133.530 unidades do modelo. Em 2008, foram 25.354 veículos, o equivalente a 22,24% de participação.

Nos dois primeiros meses de 2009 foram vendidos 3.126 Astras, 2.595 unidades do Ford Focus, 2.433 Golfs, 2.137 unidades do Peugeot 307, 1.606 do Stilo, 1.070 Nissan Tiidas e 966 unidades do Vectra GT.