Na contramão da desaceleração da indústria e a previsão de 19% de queda nas vendas esse ano, segundo a Anfavea, quem for ao 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que abre as portas ao público na quinta-feira (10) – com os dias 8 e 9 reservados à imprensa –, poderá visualizar um caminho diferente. A principal mostra automotiva brasileira terá este ano quase 150 lançamentos (totalizando novos modelos e respectivas versões), com ênfase nos SUVs, atual coqueluche no país. O que demonstra confiança dos fabricantes em relação à recuperação do mercado no ano que vem.
Ainda que a maioria dos carros tenha ficado distante da realidade do bolso do brasileiro desde a realização do último Salão, há dois anos, não faltam novidades ao público estimado em 750 mil pessoas, que contará com uma exposição em novo ambiente totalmente refrigerado – o São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes. A mudança de endereço pode enfim resolver o calor que incomodava no Pavilhão de Exposições do Anhembi, local onde o Salão foi realizado ao longo de 46 anos.
O VRUM elaborou um guia com as principais atrações confirmadas e informações sobre como visitar. Como de praxe, alguns lançamentos ainda são mantidos em segredo e aparecerão de última hora. Fique ligado!
DE ENTRADA Para quem espera encontrar modelos na faixa de R$ 30 mil a R$ 40 mil, a euforia pode não ser tão grande. Fora o Chery QQ nacional, as novidades se resumem ao Fiat Mobi equipado com o motor 1.0 Firefly estreante no Uno e o Renault Kwid, também de três cilindros, mas que só chega às lojas em 2017. A reestilização do Volkswagen up! não está confirmada. Novos Palio/Punto (projeto Fiat X6H) e Gol (Polo europeu simplificado), só em 2017.
MÉDIOS Sem grandes novidades entre os compactos, sobrou para as novas gerações dos médios Chevrolet Cruze Sport6, com motor 1.4 turbo, e Hyundai Elantra 2.0 16v, todos com preços acima de R$ 85 mil.
SUVs São os crossovers e utilitários-esportivos que concentram o maior número de novidades. Começando pelas versões brasileiras do Hyundai Creta e do Renault Captur, com adaptações ao gosto do consumidor local, a nova geração do Jeep Compass produzida em Goianá (PE), os Suzuki S-Cross reestilizado e novo Vitara, e a estreia mundial do Honda WR-V, variação aventureira do Fit.
Entre os SUVs médios a Chevrolet apresenta o Tracker reestilizado com motor 1.4 turbo e Hyundai, ainda, o novo Tucson 1.6 turbo. A Renault completa o ataque com o luxuoso Koleos, ao passo em que a Peugeot traz o novo 3008 (que perdeu o ar de minivan) e, pela primeira vez no Brasil, o 5008.
Na Land Rover, o Range Rover Evoque conversível e a quarta geração do Discovery, recém-revelada no Salão de Paris. Em lados opostos estarão os chineses novo Chery Tiggo 2, Lifan X60 reestilizado e o Maserati Levante.
PREMIUM Outro segmento em ebulição no Brasil, os carros premium confirmam o momento com novas versões esportivas cada vez mais exclusivas, como os Audi RS7 Sportback Performance e S8 Plus, ambos com motor V6 de 605cv, novo R8 V10 de 610cv, BMW M 140i e M2, Mini Cabrio, os muscle cars novo Chevrolet Camaro e Dodge Challenger SRT Hellcat, Jaguar F-Type SVR, Maseratis Ghibli e novo Quattroporte, Mercedes-Benz GLC Coupé, C conversível, nova geração do Porsche Panamera, o sedã elétrico norte-americano Tesla Model S e o mítico Nissan GT-R, este último vendido sob encomenda pela bagatela de R$ 900 mil.
CONCEITOS Fãs dos show-cars que apontam soluções para o futuro também não sairão da mostra paulistana de mãos abanando, com olhos voltados para a propulsão híbrida no plug-in Volkswagen Golf GTE Sport e no Peugeot Fractal. Diferente do tudo mesmo é o Lunar quattro da Audi, sonda fora de estrada apta a ser lançada no espaço em 2017 para transmitir vídeos e imagens em alta definição. Para não passar batido, a Toyota (que fica deveu o Corolla reestilizado) exibe a versão conceitual do SUV C-HR que esteve em Paris'2014, embora o modelo já tenha sido lançado lá fora.
DE PASSAGEM Por fim, há os carros que marcam presença apenas para testar a reação do público, como o Fiat 124 Spider e o Ford GT, ambos releituras de esportivos dos anos 1960 – o primeiro com motor 1.4 turbo de 162cv e o segundo, com um 3.5 V6 EcoBoost de mais de 600cv. Também estarão expostos o Ford Mustang, nunca trazido oficialmente, na versão Shelby GT 350 R com um V8 de 526cv, e os híbridos Kia Niro e Lexus LC 500h.
SALÃO'2016 EM NÚMEROS
540
veículos expostos
150
lançamentos
20
mil quadrados de pistas de test-drive, simuladores e demonstrações
90
mil metros quadrados de área