Na abafada manhã da última quarta-feira, na garagem da casa da família Moreira, no Bairro Santa Mônica, na Região da Pampulha, a filha mais velha, Aruana, mostrava o talento para as lentes do fotógrafo em poses, gestos, sorrisos e simpatia (que podem ser vistos nas imagens desta página). A moça, de 20 anos, é piloto e todas as quintas-feiras participa das competições de arrancada no Mega Space, em Santa Luzia, com um Volkswagen Voyage 89 modificado pelo pai, Flávio Moreira, que é mecânico e preparador.
NUA
Mais do que talento para pisar forte, com o pé direito número 39, a bela moça de medidas exuberantes (veja ficha técnica) já se acostumou com as lentes das câmeras. "Recebi convite da Sexy, já fiz as fotos na oficina do meu pai e falta apenas fechar os últimos detalhes antes de a revista ir para as bancas", conta Aruana.
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UMA DELÍCIA
O suco de goiaba que a mãe da piloto-modelo traz para refrescar o trabalho da reportagem é excelente. Carmem apoia as fotos da filha e considera que aparecer pelada em uma revista "faz parte da vida". Para a mãe: "Ela tem que correr atrás dos objetivos e buscar aquilo que traz o bem estar dela". O que deixa Carmem chateada são comentários depreciativos que diminuem a filha por ela ser "a filha do mecânico".
CIÚME
Aruana é desinibida também para falar e diz que mulher bonita e gostosa tem aos montes, porém seu charme é parecer ser doce, "mas no final arrancar". Quem não gosta dessa história, informam os familiares (avó, tio, prima) que rodeiam as fotos na garagem, é o irmão mais novo, um especialista em manobras de cabritar (fazer acrobacias em apenas uma das rodas) com a moto nas noites de quinta-feira no MegaSpace. "Esse assunto da revista o incomoda. Não chega a reclamar, mas dá para perceber que ele não gosta", conta a mãe sobre o filho de 18 anos.
EXPERIÊNCIA
Até chegar o momento de tirar a roupa, Aruana participou da história das provas de arrancada. Desde que as provas começaram no MegaSpace, ela acompanha a família, que vai reunida ao circuito. O pai tem um VW TL 1972, atualmente em restauração, com o qual ele arrancava. Já o Voyage era o carro que a mãe dela acelerava. Porém, quando Carmem quebrou o tornozelo há cerca de dois anos, o pai começou a incentivar a filha, para que o carro não ficasse parado.
VESTIDA
Faz um ano que Aruana começou a acelerar para valer. Mas a beleza ajudou, inclusive, a conquistar um patrocínio, de uma marca de lingeries: Mulher Fatal. O sucesso se deve ao carisma. É que a moça tem um ritual. Apresenta-se produzida para o público, de salto alto, calça jeans apertada e miniblusa que valorizam as formas bem definidas. Ela explica que o salto é só para entrar no carro, mas ao acelerar tem o uniforme adequado: macacão, capacete e sapatilha.
NA MÃO
Dentro do carro, a concentração é máxima. Fica de olho nas quatro lanternas, que se acendem gradualmente para a largada. Quando a luz verde aparece, solta o pedal da embreagem, arranca, passa para a segunda, aciona o booster e na sequência engata a terceira. Depois acelera o máximo e segura firme até o fim da reta de 210m.
PESOS
Quem ensinou foi o pai, que muitas vezes vai ao lado, na chamada "cadeira elétrica". Aruana brinca que a função do pai é essencial, pois os quase 100kg dele funcionam como um contrapeso e evita que o carro deslize, pois ela compete na categoria de tração dianteira. Já Flávio Moreira diz que essa história de contrapeso é brincadeira da filha. Isso porque ele desenvolveu um sistema para evitar que o carro perca a estabilidade dianteira, colocando pesos (iguais aos usados nas academias) no compartimento do motor.
AJUSTES
O Voyage em que Aruana corre era o carro de uso da família Moreira, mas Flávio diz que "cismou" de turbiná-lo para arrancada há cerca de nove anos. Já investiu quase R$ 20 mil em equipamentos e não se decepciona, pois consegue 400cv de potência, rendimento conferido em dinamômetro. O motor é AP 2.0, com pistão e biela forjados, e o câmbio de cinco marchas tem até a quarta marcha também forjada. A injeção é full tech, com oito bicos, também modificada, e a suspensão é do tipo rosca, que permite que a frente fique bem rebaixada. Os pneus são aro 15, da marca Toyo, lisos, especiais para arrancada. O interior é recheado de medidores e os bancos dianteiros são em formato concha. Agora Flávio prepara o TL 1972: "Eu falo que estou fazendo para meu uso, mas a Aruana vai acabar acelerando".
Ficha técnica
Nome: Aruana Moreira
Idade: 20 anos
Peso: 70kg
Altura: 1,75m
Coxa: 60cm
Quadril: 102cm
Cintura: 69cm
Busto: 92cm
Manequim: 40