Quase como em uma competição, cada novo esportivo que aparece no mercado parece existir só para superar o próximo. Vários modelos de marcas como Lamborghini, Porsche e Ferrari têm motores que passam facilmente dos 400 cv e muitos deles pesam mais do que 1,5 mil kg.
Mas há uma nova marca alemã que resolveu fazer o caminho inverso. Reduzir peso e tamanho para atingir o desempenho digno de esportivo sem ter que lançar mão de motores que mais parecem usinas de força. Os princípios que ditaram o desenvolvimento do modelo eram manter o veículo leve sem abrir mão da segurança.
Na construção, foi utilizado monobloco em alumínio com a carroceria de fibra de carbono reforçada para garantir o melhor balanço entre peso e rigidez estrutural. Pesquisas indicaram que o motor ideal para o veículo seria o V6 3.6 de origem Volkswagen e, para atingir distribuição ideal de peso, foi colocado na posição central traseira. O fabricante não informou se fez alterações no propulsor que originalmente produz 280 cv de potência.
A Artega também aproveitou a caixa manual robotizada DSG de seis velocidades, do grupo VW, para seu modelo. Além de ser extremamente veloz nas mudanças, é significativamente mais leve do que as caixas automáticas tradicionais com conversor de torque. O resultado foi um veículo com pouco menos de 4 m de comprimento e que pesa apenas 1,1mil kg (o equivalente a um compacto como o Fiat Punto 1.4). De acordo com o fabricante a aceleração até 100 km/h é feita em menos de 5 s e a velocidade máxima fica na casa de 270 km/h.
Mesmo sendo um peso-pena foi importante não sacrificar o conforto dos ocupantes. Além de projetar um habitáculo espaçoso, há vários porta-trecos e dois compartimentos de bagagem (um atrás dos assentos e outro sob o capô). Outra opção interessante é o painel com uma tela de cristal líquido em alta resolução que dá informações adicionais e o conta-giros que é o principal instrumento à frente do motorista. Para garantir autonomia satisfatória, o carro terá disponível, opcionalmente, tanque de 80 litros.
A eletrônica inclui ESP e controle de tração. Mas o piloto que quer ter mais controle do veículo, pode escolher quatro níveis de intervenção: normal, esporte (com menor intervenção do ESP), corrida (apenas controle de tração funciona) ou ambos desligados.
As primeiras unidades de teste já estão prontas e a produção em série começa no segundo trimestre de 2008. As primeiras entregas estão previstas para meados de 2008, na Europa.