De Munique (Alemanha) - O dia 7 de julho foi especial para um cidadão alemão, admirador e consumidor da marca BMW. É que, naquele dia, ele foi convocado para ir ao BMW Welt, em Munique, buscar seu cupê 3.0 CSi, de 1972, que acabara de ser restaurado no BMW Classic Center. A satisfação do feliz proprietário justifica, em parte, os pesados investimentos que a marca alemã fez (e ainda faz) para preservar sua história, mantendo um centro de restauração que cuida do próprio acervo e dos carros de clientes, e um museu, onde são cuidadosamente guardados os principais modelos representativos das diferentes fases da história da BMW.
O BMW 3.0 CSi de 1972 do cidadão alemão foi entregue em perfeito estado de uso, como se estivesse saindo da linha de montagem pela primeira vez. A originalidade foi quase que 100% preservada, exceto pela troca do câmbio manual de quatro marchas por uma transmissão automática usada no BMW 2.8 CS. A entrega do cupê foi feita no BMW Welt, um complexo construído pela marca, onde normalmente os proprietários recebem seus carros novos. É lá também que fica o museu da BMW.
Boris Feldman também foi ao museu BMW em Munique e mostra, no vídeo abaixo, algumas preciosidades da marca alemã
Tanto cuidado e zelo com o passado fazem da BMW uma das poucas marcas de automóveis e motocicletas que investe quantias vultuosas na preservação de sua história. Em 1994, a montadora inaugurou o BMW Classic, instalado em um prédio construído em 1906, ao lado da fábrica, em Munique. Ali, em quatro andares, estão distribuídos modelos clássicos da BMW, a maioria do acervo da marca. É como um museu, mas vai além, pois oferece suporte para clientes, fazendo a restauração de automóveis e motos, tendo à disposição um completo estoque de peças. Em um dos ambientes do BMW Classic foi reproduzido um antigo paiol, onde funcionava uma oficina. O cheiro de óleo no ar ajuda a tonar o ambiente ainda mais real.
RARIDADES Quem tem o privilégio de visitar o BMW Classic pode ver raridades como o modelo 328, produzido no fim dos anos 1930 e que venceu a Mille Miglia de 1940. O carro original vale atualmente cerca de 5 milhões de euros (algo em torno de R$ 11 milhões). Em outro canto, um BMW M1, primeiro da linha esportiva da marca. O visitante pode ver também a BMW R32, primeira moto fabricada pela marca em 1923 e que, na época, era a mais cara do mercado alemão.
A BMW Isetta, produzida de 1955 a 1962, também faz parte do acervo. Modelo foi fabricado sob licença da italiana Iso e, no pós-guerra, serviu para motorizar a Alemanha. Um dos pontos interessantes do BMW Classic é um salão com sequência cronológica, com os primeiros 3-15 e 3-20, de 1929. Tem também o primeiro carro de luxo do fim dos anos 1930, o BMW 335 com motor seis cilindros. Outra raridade é o BMW 320 conversível, modelo único, feito em parceria com a Bertoni.
Mas o museu da BMW também reserva algumas surpresas modernas, como os carros conceitos e outros protótipos, como mostra Boris Feldman
Para os que curtem carros e cinema, foi montado um pequeno cenário com o BMW 750i e a Z8, usados pelo agente secreto James Bond, o 007. E no sedã se constata um fato que pode decepcionar alguns admiradores do agente: atrás do banco do motorista foi adaptado um volante e os comandos de acelerador, freio e câmbio para o dublê. Outro modelo que chegou cedo ao BMW Classic é o Série 7 movido a hidrogênio. Apresentado em 2007, o sedã introduzia alternativa moderna, porém inviável pela dificuldade de armazenamento do combustível. O BMW Classic tem ainda motos de recorde de velocidade, carros de Fórmula 1, inclusive um pilotado por Nelson Piquet, e um M1 pintado pelo cineasta norte-americano Andy Wharol.
GRANDIOSO Outro interessante espaço que a BMW mantém em Munique é o BMW Welt, uma construção com projeto arquitetônico moderno, que abriga um centro de relacionamento com o cliente e o belíssimo museu da marca. Em diferentes ambientes, os visitantes podem conferir a história da BMW cronologicamente, passando por todos os modelos produzidos pela fábrica alemã nas últimas décadas. Dos motores para aviação, fabricados no período da 2ª Guerra Mundial, passando pelas motocicletas e chegando aos automóveis, o museu instalado no BMW Welt reúne passado e presente, em uma demonstração explícita da marca com a preocupação de preservar sua história. Entre as atrações do museu, destaque para o BMW 507 conversível, produzido de 1956 a 1959, e o BMW 1500 ? de 1962 a 1964 ? que representou um recomeço na história da marca.
O jornalista viajou a convite da BMW do Brasil