Quem compra carro equipado com comandos elétricos nos vidros deve se certificar de que ele tem sistema antiesmagamento. Trata-se de dispositivo que acusa qualquer obstáculo que impeça o fechamento do vidro. Ao encontrar resistência de objeto ou parte do corpo (mão, braço, cabeça etc), o vidro pára ou recua alguns centímetros. O sistema foi desenvolvido depois de serem registrados alguns acidentes com pessoas que tiveram partes do corpo esmagadas por vidros de carros.
Ocorreram alguns casos desse tipo na Europa, Estados Unidos e também no Brasil. Em 2005, uma criança teve o pescoço prensado no vidro de um Renault Clio e morreu, em Chapecó (SC). Recentemente, em Belo Horizonte, a filha do empresário Alcivander Alves teve o dedo da mão esmagado pelo vidro do Chevrolet Prisma, equipado com vidros elétricos com dispositivo antiesmagamento e antivácuo. O sistema foi ineficaz, segundo Alves.
?O sistema antivácuo faz com que o vidro desça um pouco quando as portas dianteiras são abertas. Minha filha apoiou a mão na porta do passageiro e, quando eu fechei a do motorista, o vidro subiu automaticamente e o sistema antiesmagamento não funcionou, prendendo o dedo dela?, revela Alcivander. O carro foi levado a uma concessionária GM, mas não foi constatado qualquer problema com o sistema antiesmagamento. ?A explicação foi de que a pequena abertura no vidro proporcionada pelo antivácuo não permitiu que o antiesmagamento funcionasse. O sistema só entraria em ação com uma abertura maior do vidro?, conta. Para evitar o problema, foi feita uma adaptação no carro para impedir que os vidros subam quando a porta do motorista é fechada.
Tais problemas trazem à tona a importância do sistema antiesmagamento, que pode evitar conseqüências graves, mas que nem sempre é vendido pelas montadoras. A Resolução 762/92 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prevê que, estando a chave de ignição na posição desligada ou removida do comutador da ignição e havendo acionamento dos vidros por meio de controle remoto, os acionadores energizados devem estar dotados de mecanismos que acusem o retrocesso do vidro de, no mínimo, 25mm. Todo veículo que tiver controle remoto para destravamento de portas e acionamento de vidros deve ter antiesmagamento.
A Fiat não disponibiliza o sistema na linha Palio (hatch, Siena, Weekend, Strada), mas nesse caso os vidros elétricos só funcionam se a chave de ignição estiver virada (na posição ligado). Já os modelos com controle remoto acionados à distância, como Idea, Stilo e Marea, saem de fábrica com o antiesmagamento.
A Ford tem o antiesmagamento como item de série para algumas versões topo de linha do Focus, EcoSport e Fiesta. Mas a montadora informa que o sistema é vendido como opcional para todos os modelos da linha. Alguns veículos da Ford são equipados com temporizador nos vidros elétricos, que permite que estes sejam fechados alguns segundos depois de a chave ser desligada. Há também a opção do controle remoto que liga o alarme, fecha os vidros e trava as portas.
A General Motors disponibiliza o sistema antiesmagamento de forma diferenciada. Para o Corsa 1.0, o sistema é vendido como acessório e, no 1.4 Premium, SS 1.8 e Corsa Sedan 1.4 Premium, o antiesmagamento é de série. Todas as versões do Astra e do Vectra têm o sistema como equipamento de série. No Meriva 1.8 Joy, o sistema é opcional e nas versões Maxx, Premium e SS, de série. Na Montana 1.4 é opcional e na 1.8, de série.
A Citroën informa que, por motivo de segurança, todos os modelos da marca equipados com vidros elétricos e dispositivo um toque têm antiesmagamento. No Xsara Picasso, porém, o sistema é disponibilizado somente na porta do motorista. No C4 VTR, C4 Pallas, C5, C5 Break e C6 em todos os vidros.
A Volkswagen tem o antiesmagamento como item de série em toda a linha Golf. Para os demais modelos da marca, o sistema está disponível como opcional quando equipados com alarme Keyless com vidro elétrico em todas as portas. Para os modelos que não têm o sistema antiesmagamento, é sempre necessário ter a chave no contato para acionar os vidros.
A Renault disponibiliza o antiesmagamento para o Clio, como item de série, apenas na versão Privilège e na porta do motorista, sem possibilidade de instalação como opcional. No Mégane Expression é item de série apenas na porta do motorista, mas pode ser instalado como opcional nas demais portas. No Mégane Dynamique, o antiesmagamento é instalado em todas as portas como item de série. Já os modelos Scénic e Logan não têm o sistema nem como opcional. A Renault esclarece que no Logan e Clio os vidros elétricos não funcionam com o veículo desligado. Já no Scénic e Mégane, a partir do momento em que a ignição for desligada, o sistema de acionamento dos vidros pára de funcionar quando a porta do motorista é aberta. Porém, a Renault informa ainda que em todos os modelos os vidros elétricos somente são levantados quando o botão é acionado no sentido de baixo para cima, o que reduz o risco de acidente.