É difícil chamar a atenção no Concurso de Elegância de Villa D'Este, realizado em Tivoli, arredores de Roma. Em sua 12ª edição, o evento exibe em meio a jardins luxuriantes e algumas das mais belas construções da arquitetura renascentista, uma grande frota de modelos clássicos. Só um modelo ainda mais exclusivo para capturar olhares, como o belíssimo T23 Corsa, um Alfa Romeo de corrida criado pela Zagato que remete à aliança entre a marca milanesa e o estúdio, uma parceria que vem desde 1929.
Veja mais fotos Alfa Romeo Zagato T23 Corsa e do Giulia TZ de 1963!
Embora o carro guarde semelhanças com o 8C Competizione, não se trata de uma derivação, ainda que o motor dianteiro V8 4.7 deva ser o mesmo. No original, o propulsor de origem Ferrari debita bons 450 cv de potência a 7 mil rpm e 48,9 kgfm de torque a 4.750 giros, valores administrados por uma caixa manual automatizada de seis marchas instalada no eixo traseiro. Tal como a mecânica, o desempenho também não foi anunciado, mas deve ser superior ao cupê de série, que perfaz o zero a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e chega à velocidade máxima de 292 km/h.
O estilo é marcante e lembra muito os cupês da Alfa projetados pela Zagato na década de 60, em especial o pequeno Giulia TZ de 1963. A relação fica clara em detalhes como a dianteira alongada com capô envolvente, as portas de abertura estilo "asa de gaivota" e a traseira curta, com lanternas circulares.
O cupê é feito sobre um monocoque de fibra de carbono mesclado a uma estrutura tubular, tudo revestido em uma carroceria feita em painéis de alumínio, à moda dos velhos esportivos de pista. O modelo foi criado sob a encomenda de um colecionador de Alfas feitos pela Zagato, Martin Kapp, durante um evento em Zandovoort, Holanda, no qual foram reunidos 130 esportivos. Kapp possui em sua garagem raridades geradas pela célebre parceria como o SZ (que serviu de inspiração para o conceito Ford Start de Pequim), TZ e TZ2, GT 1300 Junior Z e S.Z, todos "habitués" do evento italiano.