UAI

Alfa Mi.To - Milão e Turim

Marca italiana mostra seu novo compacto, que usa a mesma plataforma do Fiat Punto e evoca o passado e o presente da empresa. Vendas começam em julho, no mercado europeu

Publicidade
Foto:

As linhas foram inspiradas nas do esportivo 8C Competizione, lançado recentemente

Em novembro do ano passado, a Alfa Romeo lançou na Itália um concurso on-line, por meio da revista especializada Quattroroute, para escolher o nome do seu novo modelo compacto. A opção vencedora foi Furiosa, mas o nome foi descartado pela montadora. Alguns especialistas apostavam em Alfa Junior, que também não emplacou. Na semana passada, a montadora italiana resolveu finalmente revelar o nome do carro: Mi.To, que reúne as primeiras sílabas de Milão e Turim (Torino, em italiano). A denominação evoca o presente e o passado da marca, pois ela foi fundada na primeira cidade e está instalada atualmente na segunda.

Tanto cuidado na escolha do nome tem uma explicação: o Mi.To é o primeiro compacto esportivo da marca desde 1983, quando se encerrou a produção do AlfaSud, na opção sedã. E a montadora está apostando alto no modelo, para a expansão de suas vendas na Europa e até para ser, no futuro, uma aposta no mercado norte-americano, que começa a voltar os olhos para os modelos compactos (até a Smart está levando o seu supercompacto ForTwo para os EUA). O novo Alfa será apresentado em junho, e as vendas no mercado europeu começam em julho.


O novo esportivo usa a mesma plataforma do Fiat Punto (que, na Europa, chama-se Grande Punto) - leia os testes do Punto no Veja Também, no canto superior direito desta página. Ele tem 4,06 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,44 m de altura e 2,52 m de entre-eixos. Embora as dimensões estejam próximas das do Punto, suas linhas parecem ter sido inspiradas nas do 8C Competizione. Na frente, destacam-se os faróis arredondados, o pára-choque integrado e o característico V, formado pelo capô e grade, que divide a tomada de ar. De perfil, o que mais chama a atenção é a linha de cintura alta e a forma dos vidros. Na traseira, o que salta aos olhos são as lanternas arredondadas, que têm luzes de LEDs (diodos emissores de luz).

A Alfa Romeo ainda não revelou detalhes do interior, mas já adiantou que o Mi.To terá, inicialmente, quatro opções de motor turbo, a gasolina e a diesel, com potências que variam de 90 cv a 155 cv. Versões mais potentes serão lançadas posteriormente. O compacto terá sistema de controle eletrônico integrado do motor, câmbio, suspensão e freios. O motorista poderá escolher entre três modos de condução: dynamic, para desempenho esportivo; normal, no dia-a-dia; e all weather, para enfrentar condições adversas de aderência, como neve, chuva, lama etc.