Atualmente, 30 aeroportos ao redor do globo contam com operações diárias com o maior avião de passageiros do mundo, o A380, da francesa Airbus. Embora haja expectativa de algumas companhias operarem o 'superjumbo' em aeroportos brasileiros, ainda não há nenhuma definição.
Justamente para estimular o uso deste modelo em rotas para a América do Sul, a Airbus irá trazer o A380 ao Brasil para apresentá-lo nos aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro nos dias 22 e 23 de março. O avião já esteve em Guarulhos em dezembro de 2007, como parte do programa de lançamento oficial do modelo.
Segundo a Airbus, apesar das grandes dimensões, o A380 está apto a operar em 138 aeroportos do mundo com a atual infraestrutura aeroportuária ou com algumas modificações. Tecnicamente, os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo e Galeão, no Rio, têm condições de receber o A380, mas para operações comerciais regulares de passageiros os dois terminais deverão passar por modificações e após as reformas, deverão receber voos com o maior jato de passageiros do mundo. Ao término das obras do Aeroporto Internacional de Confins, na Grande Belo Horizonte, o terminal mineiro também terá condições físicas de receber eventualmente o jato.
A visita do A380 ao Brasil é bem estratégica. "Como o tráfego aéreo latino-americano deverá triplicar nos próximos 20 anos, a Airbus estima que a região vai exigir mais de 40 aeronaves muito grandes, como o A380, entre hoje e 2030. Trazer o A380 para a região nunca foi tão relevante porque não é uma questão de quando o A380 irá começar a operar aqui, mas sim qual companhia aérea será a primeira a voar com ele", explica, Rafael Alonso, vice-presidente executivo da Airbus para a América Latina e no Caribe.
Os dois aeroportos brasileiros que receberão o gigante em março, são pontos de escala para a participação do A380 na FIDAE Air Show, em Santiago, que acontece entre os dias 26 e 29 de março. Logo em seguida, o modelo visitará o aeroporto de Buenos Aires.