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Airbag - Na hora de mudar a capa

Trocar a forração dos bancos de carros equipados com as bolsas infláveis requer alguns cuidados, pois, do contrário, funcionamento do sistema fica comprometido

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O cidadão compra um carro usado equipado com airbags frontais e laterais e resolve mudar toda a forração do interior, aplicando couro nos bancos. Na hora de executar o serviço, vem a dúvida: como ficam as bolsas infláveis com a nova cobertura? Elas vão funcionar normalmente com o novo revestimento? Profissionais do setor revelam que a troca da forração nesse caso requer alguns cuidados para não comprometer a eficiência dos airbags. Por isso, o serviço deve ser realizado incondicionalmente por pessoas especializadas no ramo.

Para entender melhor os melindres que envolvem a mudança de forração em carros equipados com airbags, Veículos consultou o fabricante do componente de segurança. De acordo com o gerente de Desenvolvimento da TRW, Nivaldo Siqueira, quando se troca o revestimento interno de um automóvel é preciso ter cuidado especial com os airbags laterais, que ficam instalados nos encostos dos bancos dianteiros. Ele lembra que o local da saída das bolsas infláveis normalmente não pode ser visualizado nas laterais dos encostos dos bancos, exceto pela inscrição no revestimento.

Mas é exatamente nesse ponto que é preciso ter cuidado, pois a área de ruptura ?por onde o airbag sai ao ser acionado ?não pode ser encoberta. Quando o veículo sai de fábrica com o sistema de segurança, o revestimento já está preparado para se abrir, permitindo a expansão da bolsa inflável. No volante, a linha de ruptura está na capa da buzina, e no teto, onde ficam os airbags tipo cortina, há uma cobertura semirrígida, que não pode ser recoberta. Nivaldo afirma que, se forem respeitadas as zonas de ruptura das bolsas infláveis, não há qualquer objeção em se fazer a troca do revestimento. Mas ele lembra que é preciso ter cuidado também com a montagem e desmontagem dos bancos, para evitar problemas de rompimento dos cabos e fios dos airbags, o que afetaria o funcionamento e eficiência do equipamento de segurança.

Rastreado

Não são todas as capotarias e empresas especializadas em revestimento interno de veículos que se habilitam na execução desse tipo de serviço. As concessionárias de montadoras geralmente recebem o carro e encaminham para capotarias especializadas. O encarregado da lanternagem e pintura da concessionária VW Carbel, Heitor Lopes, explica que é preciso obedecer a um procedimento antes de efetuar a reforma em um banco com airbag.

Ele revela que, primeiramente, é necessário desligar a bateria, para em seguida retirar a energia que fica armazenada no cabo do airbag. Isso é necessário para evitar uma sobrecarga no religamento do equipamento. E, depois de refeito o revestimento do banco, os cabos devem ser religados e o airbag, rastreado por equipamento geralmente disponível em concessionárias. Se isso não for feito, a central do veículo não vai reconhecer o sistema de segurança. Para que esse procedimento seja realizado com sucesso, é necessário digitar o código da bolsa inflável, pois só assim ela voltará a funcionar corretamente.

Heitor revela que carros com airbags laterais normalmente são revestidos com couro de padrão automotivo. Por isso, é preciso ter cuidado tanto na escolha da empresa que vai executar o serviço quanto na opção do material a ser usado. Ele acrescenta ainda que, se a troca do revestimento for feita pelo fato de o airbag ter sido inflado, o equipamento deve ser substituído. ?Depois de estourado o airbag, só um novo?, afirma.

Cuidados com a bolsa

Acabou de adquirir um carro usado com airbag? Fique atento a algumas dicas para não ser pego de surpresa:

1 - Vá até uma concessionária da marca e certifique-se de que a bolsa inflável do seu carro está no lugar e apta a funcionar. Os representantes da montadora têm como verificar se o equipamento está devidamente instalado.

2 - Há casos em que o airbag foi acionado e, para não repor a bolsa, o ex-proprietário do veículo apenas solicitou que a luz do painel que indica o equipamento fosse desligada.

3 - Se o carro que você comprou teve o interior reformado, certifique-se de que o serviço foi feito dentro dos padrões recomendados, preservando o correto funcionamento do airbag.

4 - Verifique em uma concessionária da marca se seu veículo foi envolvido em alguma campanha de recall do airbag e certifique-se de que o reparo foi executado.