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Ainda pequeno, Ford EcoSport reestilizado chega em agosto a partir de R$ 73.990

Finalmente a Ford apresentou o novo EcoSport, que chegará ao mercado na segunda quinzena de agosto, trazendo mudanças no visual e no conjunto mecânico, mas a base ainda é a mesma

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Ainda pequeno, Ford EcoSport reestilizado chega em agosto a partir de R$ 73.990
Ainda pequeno, Ford EcoSport reestilizado chega em agosto a partir de R$ 73.990 Foto: Ainda pequeno, Ford EcoSport reestilizado chega em agosto a partir de R$ 73.990

Ford EcoSport Titanium


Lançado em 2003, o Ford EcoSport é conhecido como o precursor dos SUVs compactos. O modelo reinou sem concorrência direta durante anos, até que começaram a surgir concorrentes, muitos concorrentes, cada vez mais sofisticados. No lançamento da segunda geração, em 2012, o modelo perdeu os “ares” de jipinho, assumindo um visual mais elegante (não necessariamente melhor!), sempre mantendo o indefectível estepe pregado na tampa do porta-malas.

Ford EcoSport Titanium


Atualmente, principalmente devido ao porte tímido e ao acabamento, o EcoSport se encaixa no segmento de entrada dos utilitários-esportivos compactos, ao lado do Renault Duster, ocupando a quarta posição entre seus pares. Seja para galgar posições ou para não cair pelas tabelas, a Ford lançou ontem uma reestilização profunda do EcoSport, que chega às concessionárias na segunda metade de agosto. As mudanças da carroceria se concentram na dianteira, cuja grade foi elevada e ganhou conjunto óptico maior.

Painel da versão de entrada SE

Painel da versão de topo Titanium

Banco traseiro conta com proteção para todos os ocupantes


Como em uma reestilização muito pouco pode ser feito para melhorar o espaço interno, este quesito continua a ser a maior fragilidade deste compacto. Mas o interior ganhou um verdadeiro “banho de loja”, sendo o elemento mais perceptível a tela de 6,5 polegadas (que pode ter 8 polegadas nas versões mais sofisticadas) destacada do painel. O acabamento tem material emborrachado e plástico de bom aspecto.

Porta-malas não oferece muito espaço

Com banco traseiro rebatido é possível levar mais bagagem

Novo motor 1.5 de três cilindros


MOTORES Também tem novidade debaixo do capô. A maior delas é o motor 1.5 da família Dragon, de três cilindros, com potências de 130cv (gasolina) e 137cv (etanol) e torques de 15,6kgfm (g) e 16,1kgfm (e). Quem não gosta de testar novos produtos, saiba que o EcoSport é o primeiro modelo a trazer este motor, que é importado da Índia. O propulsor oferece opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, em substituição ao problemático automatizado Powershift. Já o motor 2.0 GDI é o mesmo do Focus, com potências de 170cv (g) e 176cv (e) e torques de 20,6kgfm (g) e 22,5kgfm (e), sempre com câmbio automático de seis marchas.

Tela de 6,5 polegadas da versão de entrada SE

Tela de 8 polegadas da versão de topo Titanium


PREÇO E CONTEÚDO Se o modelo não pode cativar pelo espaço interno, uma das estratégias da Ford é oferecer um bom pacote de conteúdo já na versão de entrada, que é a SE 1.5 manual (R$ 73.990), com sete airbags, ar-condicionado, controles de tração e estabilidade, Isofix, vidros elétricos, retrovisores com ajustes elétricos, direção com assistência elétrica, central multimídia com tela de 6,5 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, assistente de partida em rampa e rodas de 15 polegadas. Se quiser acrescentar câmbio automático, a mesma versão SE custa R$ 5 mil a mais (R$ 78.990), e ainda adiciona controle de velocidade de cruzeiro.

Teto solar é exclusivo da versão Titanium

Sete airbags são de série


A versão intermediária é a FreeStyle 1.5 manual (R$ 81.490), que acrescenta central multimídia com tela de oito polegadas e GPS, bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital e rodas de 16 polegadas. Aqui também o câmbio automático custa mais R$ 5 mil, totalizando R$ 86.490. Já a versão de topo é a Titanium (R$ 93.990), com câmbio automático, que tem rodas de 17 polegadas, sistema de monitoramento de ponto cego, teto solar, faróis de xenônio, sensores crepuscular e de chuva, além de destravamento das portas e partida do motor com chave presencial. A versão 4x4 chegará nos próximos meses.

Painel de instrumentos da versão de entrada SE

Painel de instrumentos da versão de topo Titanium


CONCORRENTES O bom conteúdo é o principal chamariz do EcoSport 2018, com destaque para os sete airbags e sistema multimídia de série. O pacote básico da concorrência oferece principalmente itens como airbag duplo, controles de tração e estabilidade e ar-condicionado. Seu oponente principal costumava ser o Renault Duster, que parte de R$ 67.990, e devido ao interior simplório talvez tenha ficado para trás. Seu irmão maior, o Renault Captur, começa em R$ 78.900 e pode tomar seu posto. Os demais concorrentes do EcoSport são o Hyundai Creta (a partir de R$ 73.990), o Jeep Renegade (R$ 72.990) e Honda HR-V (R$ 80.900).

Versão de entrada SE

Versão de entrada SE

Versão de entrada SE