UAI

Agrale lança nova linha de caminhões leves

Família A da marcha gaúcha estreia em três versões, trazendo nova cabine e itens como ar-condicionado e piloto automático de série. Preços vão de R$ 119.677 a R$ 132.855, somente com chassi cabine

Publicidade
Agrale lança nova linha de caminhões leves
Agrale lança nova linha de caminhões leves Foto: Agrale lança nova linha de caminhões leves

 

A gaúcha Agrale não estará presente neste ano na Fenatran'2015, maior feira do setor de transporte de cargas do Brasil que abre as portas na próxima segunda-feira (9). Mas decidiu se antecipar e revelar sua nova linha de caminhões leves. Denominada A e composta de três versões – A7500, A8700 e A10000 –, a família produzida em Caxias do Sul (RS) estreia nova cabine, com design um tanto inspirado em modelos chineses e japoneses, e vem de série com diversos equipamentos. Entre eles ar-condicionado, vidro e travas elétricas, piloto automático e acelerador manual, rádio AM/FM com entradas USB e cartão SD e dois alto falantes.

 



O motor é o mesmo da linha de caminhões leve Agrale: Cummins de 152 e 162 cv de potência, com sistema de pós-tratamento Redução Catalítica Seletiva (SCR), injeção eletrônica common rail, caixa de câmbio Eaton, eixos dianteiros e traseiros Dana (nas versões A8700 e A10000), e freio "S CAM" pneumático, com ABS e regulagem automática. O diretor comercial da Agrale, Edson Ares Sixto Martins, afirma que os novos caminhões complementam a família de veículos da marca, que já dispunha de uma cabine estendida e agora passa a contar com a opção de cabine totalmente metálica.

 



A nova cabine em chapa estampada, sustenta a Agrale, oferece maior visibilidade e facilidade de acesso. O design é marcado pelos faróis horizontais e a grade dianteira delineada por dois filetes horizontais. Grandes janelas ornamentam as portas, que possuem suporte elevado para os braços e para sete espelhos, sendo dois de rampa (um frontal e outro na lateral direita), dois bifocais (abaixo do retrovisor padrão), além dos retrovisores normais e do vidro vigia traseiro de série. O novo painel possui quadro de instrumentos moderno, com grafia em fundo branco, computador de bordo ao centro e contornos cromados, remetendo a carros de passeio.

 


O volante conta com ajustes de altura, inclinação e profundidade. O banco é bipartido 1/3 e 2/3, com função mesinha/porta-copos. Todos os modelos vem ainda com tacógrafo digital. O acesso aos itens de manutenção foi outro aspecto considerado no projeto. A nova cabine permite fácil alcance a itens como reservatórios de água do radiador, óleo, de fluído da direção hidráulica, sistema de freio e compressor do ar-condicionado, além de filtros de ar e de óleo. Outros destaque da nova linha A é o sistema de basculamento, leve e fácil. Opcionalmente pode-se adquirir os caminhões de fábrica já implementados, com carroceria aberta ou baú, além da configuração chassi cabine.

Confira as especificações de cada versão:

Agrale A7500 (R$ 119.677 chassi cabine)

Caminhão de menor peso bruto total (PBT) da marca

Motor: Cummins ISF 3.8 de 152 cv de potência e 25,20kgfm de torque
Câmbio: Eaton FSO 4505C, manual de cinco marchas
Distância entre-eixos: 3,86m
Carga útil: 4.560kg (inclui carroceria)

Agrale A8700 (R$ 124.717 chassi cabine)

Motor: Cummins ISF 3.8 de 162 cv de potência e 61,22kgfm de torque
Câmbio: Eaton FSO 4505C, manual de cinco marchas
Distância entre-eixos: 3,50m e 4,20m, respectivamente
Carga útil: 5.630kg e 5.590kg (inclui carroceria)

Agrale A10000 (R$ 132.855 chassi cabine)

Motor: Cummins ISF 3.8 de 162 cv de potência e 61,22kgfm de torque
Câmbio: Eaton FSO 4505C, manual de cinco marchas, com freio “S Cam” de acionamento pneumático
Distância entre-eixos: 3,75m e 4,35m
Carga útil: 6.695kg e 6.590Kg (inclui carroceria)