Do Rio de Janeiro - Apresentada no último Salão do Automóvel de Paris, no ano passado, a segunda geração do Audi Q5 já está disponível no mercado brasileiro. O modelo é o SUV da marca das quatro argolas mais vendido no mundo, mas no Brasil sua situação é diferente. Com as novidades da nova geração, somadas ao fato do utilitário-esportivo médio agora ser importado do México (o que lhe rende benefícios que podem resultar em um preço mais competitivo), a ideia é que o Q5 se torne mais popular por aqui. Seus principais adversários são BMW X3, Mercedes-Benz GLC e também o novo Volvo XC60, que acaba de ser lançado por aqui.
O modelo incorporou os elementos mais atuais de design da marca, como a grade hexagonal, faróis de xenônio ou full LED (na versão de topo Ambition), contornos musculosos, lanternas com LEDs e traseira com linhas horizontais. Algumas características deixam o SUV com aparência esportiva, como a posição dos retrovisores, teto inclinado e escapamentos integrados ao difusor. Com o uso de novos materiais, o Q5 perdeu 50 quilos. Suas novas dimensões são 4,66m de comprimento (mais 3,4cm), 1,89m de largura (menos 0,5cm), 1,66m de altura (mais 0,4cm) e 2,82m de entre-eixos (mais 1,2cm).
O espaço interno é bom para quatro passageiros. O túnel do assoalho é bastante volumoso, não dando espaço para o passageiro central acomodar as pernas com conforto. A partir da versão intermediária, Ambiente, os passageiros de trás contam com saídas de ar-condicionado. O porta-malas tem 550 litros de volume, capacidade que pode ser ampliada para 610 litros, caso o encosto ajustável do banco traseiro esteja menos inclinado para trás.
Entre as novidades do interior estão o painel de instrumentos digital Virtual Cockpit (a partir da versão Ambiente), a nova manopla de câmbio tipo joystick e luzes customizáveis (só na Ambition). Destravamento das portas e partida por chave presencial, abertura elétrica do porta-malas com função Hands Free (bastando um chute próximo ao para-choque para abrir ou fechar a porta, para quando o usuário estiver com as mãos ocupadas) e teto solar panorâmico fazem parte do pacote intermediário do Q5.
RODANDO Todas as versões compartilham o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 2.0 TFSI (a gasolina), com 252cv de potência e 37,7kgfm de torque, e câmbio automatizado de sete marchas. Existe opção de trocas manuais por paddle shifts. Como todo o torque está disponível já aos 1.600rpm, o veículo também tem bom desempenho em subidas íngremes e não sofre em ultrapassagens e retomadas. A direção tem assistência elétrica.
O sistema quattro Ultra oferece tração integral permanentemente disponível, que, conforme a necessidade, pode empregar a força da forma mais eficiente entre os eixos ou rodas, aliando estabilidade e menor consumo de combustível. A suspensão traseira multilink oferece conforto até quando o veículo está no modo dinâmico, um dos seis perfis que o condutor pode escolher por meio do Audi Drive Select (além dos modos fora de estrada, conforto, eficiência, automático e individual), que altera diversos parâmetros.
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CONTEÚDO A versão de entrada é a Attraction (R$ 244.990), que traz ar-condicionado digital, bancos dianteiros com ajuste lombar, sensores de luz e chuva, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, rodas de 18 polegadas e sistema multimídia com interface para smartphone, conexão com a internet e navegação. A versão Ambiente (R$ 274.990) acrescenta bancos esportivos, sendo o do motorista com memória, rodas de 19 polegadas e assistente de estacionamento. Já a Ambition (R$ 292.990) conta com assistente de farol alto, frisos decorativos, rodas de 20 polegadas e longarina de teto.
Apenas a versão de topo pode ganhar opcionais. São dois pacotes disponíveis: o Side Assist custa R$ 6.500, e conta com Exit Warning (um alerta para perigos que possam ameaçar os passageiros ao abrir as portas), Assistente de Tráfego Reverso (que, ao sair de uma vaga, identifica a aproximação de um veículo e pode até atuar no freio para evitar uma colisão) e Pre Sense Traseiro; e o pacote Assistance Tour, vendido por R$ 12.600, que traz sistemas autônomos como Controle de Cruzeiro Adaptativo, Active Lane Assist (que ajuda a manter o carro na faixa) e Traffic Jam Assist (que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h, se a via oferecer boas condições de sinalização).
* Jornalista viajou a convite da Audi do Brasil