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Adamo - Cavalo-marinho rampante

Os esportivos da marca tiveram suas linhas comparadas a alguns modelos da Ferrari.Fábrica paulista de veículos fora de série levava o nome de seu fundador, Milton Adamo

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A Adamo Veículos fabricava carros com carroceria de fibra de vidro, chassi e motor Volkswagen. A empresa levava o nome de seu fundador, Milton Adamo. O primeiro protótipo da marca foi apresentado no Salão do Automóvel de 1968. Esse modelo, ligeiramente aprimorado, chegou às ruas em 1972, com a denominação GT. Sua carroceria era uma mistura de esportivo com bugue, já que não tinha teto rígido nem portas. Ao todo foram fabricadas 150 unidades do GT, que usava motor VW 1.3 refrigerado a ar.

Em 1974, a Adamo lançou o GT-2 com motor VW 1.5 a ar. O modelo tinha carroceria targa, um conversível com capota rígida removível e cabine para dois ocupantes. A dianteira exibia dois pares de faróis redondos. A traseira lembrava a Ferrari Dino, com uma grande tampa do motor, que não acompanhava as linhas laterais do veículo e as lanternas redondas.

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Outro modelo comparado a uma Ferrari (a 308) foi o Adamo GTL, que chegou ao mercado em 1979. A característica em comum entre os modelos, e o que dava mais personalidade ao GTL no mercado nacional, eram os faróis dianteiros escamoteáveis. A tentativa em melhorar a performance continuava com a adoção do propulsor VW 1.6 a ar, com carburação dupla que lhe rendia 70cv.

As linhas eram inspiradas na Ferrari Mondial Cabriolet, um hit dos anos 80



Depois foi a vez do Adamo GTM (parecido com a Ferrari Mondial Cabriolet) e o C2, ambos conversíveis, utilizarem esse mesmo motor. No fim dos anos 1980, a marca, que tinha como emblema um cavalo-marinho alado, ainda lançou alguns modelos com motor Volkswagen refrigerado a água: o CRX (com motor 1.8) e mais tarde o AC 2000 (com o 2.0 litros).