Apesar de ter revelado as linhas do Acura NSX Concept no Salão de Detroit, a Honda não deu muitas informações sobre o modelo. Para não torturar os ansiosos, os japoneses já “entregaram” que o NSX só deve chegar ao mercado dentro de três anos. Mas é possível perceber que os preceitos do projeto original foram mantidos, como o uso de materiais leves (não informados pelo fabricante). O NSX original foi o primeiro modelo a ter toda a estrutura e carroceria em alumínio. Carro ganhou fama no apogeu de Ayrton Senna.
Takanobu Ito, presidente da Honda que liderou o desenvolvimento no modelo original, disse que, assim como o modelo de 1990, o alto desempenho de esportivo será obtido a partir de um projeto de engenharia eficiente. Assim, a marca dispensa a força bruta dos motores grandes e aposta mais uma vez numa boa relação entre peso e potência. Como os limites de emissões estão cada vez mais apertados, o espírito divertido de conduzir o modelo agora também passa pela responsabilidade ambiental.
Assim, a Honda optou pela motorização híbrida, sistema denominado Sport Hybrid SH-AWD (Super Handling All Wheel Drive). São dois motores elétricos na dianteira, um para cada roda, trabalhando de modo integrado. Numa curva, quando a roda de fora se movimenta mais rápido porque precisa percorrer uma distância maior que a roda de dentro, cada motor trabalha com um torque diferente, podendo até mesmo um estar acelerando e o outro diminuindo (e até regenerando energia para a bateria).
Já o motor a combustão, que traciona as rodas traseiras, continua sendo um V6 central, posição que confere boa distribuição de peso e equilíbrio ao veículo. Sem muitos detalhes, a marca se atém a dizer que o motor fará parte de uma nova geração do VTEC (comando variável de válvulas) e que terá injeção direta de combustível. A transmissão é automatizada, de dupla embreagem. O NSX Concept está sendo desenvolvido pela equipe de engenharia da Honda nos Estados Unidos e sua fabricação será no estado de Ohio, Centro-Oeste americano.
MEMÓRIA
A fera afiada
por Ayrton Senna
Na época do desenvolvimento do superesportivo de motor central traseiro, Ayrton Senna era piloto da escuderia McLaren, que se valia dos motores da Honda. O piloto participou dos ajustes dinâmicos do carro lançado em 1990, junto com o piloto japonês Satoru Nakajima, sempre no exigente e veloz circuito de Suzuka. Acabou que o piloto ganhou dois modelos da marca: um preto, ainda nas mãos da família Senna, e outro vermelho (foto), que era mantido em Portugal.