UAI

ACS 3 Sport - Receita modificada

Sem conseguir melhorar o motor, preparador alemão dá toque de exclusividade ao BMW M3 com alterações na suspensão, no câmbio e na aerodinâmica, que só fazem diferença nas pistas

Publicidade
Foto:

Spoiler dianteiro, como nos modelos de competição das categorias turismo, é fixado com pinos de liga leve

Quando a primeira geração do BMW M3 foi lançada em 1986, o carro inaugurou o segmento de mercado dos veículos baseados em modelos de produção, mas com características próximas às dos superesportivos, como Porsche ou Ferrari. Para tanto, reuniu praticidade e altíssimo desempenho. O sucesso foi imediato.

Ao longos desses 21 anos, o M3 acompanhou a evolução da Série 3, tanto em estilo quanto em potência. A mais recente geração, apresentada em setembro, inaugurou o uso do motor V8 para o modelo, um propulsor 4.0, que desenvolve 420 cv e 40,8 kgfm de torque. Não bastasse, além produzir 40 cv a mais do que o seis cilindros que substitui, o novo propulsor é 15 kg mais leve. Sinal dos tempos.

A evolução em relação à geração anterior foi tanta, que mesmo os tradicionais preparadores alemães estão tendo dificuldades em envenenar ainda mais o modelo. Mas se não conseguem melhorar o motor, ao menos tentam incrementar o apelo visual para suas versões do M3 e prometem aprimoramentos no comportamento dinâmico.

É o que acontece com o ACS 3 Sport, elaborado pela Schnitzer. O preparador afirma que a suspensão foi completamente retrabalhada, desenvolvida no lendário circuito de Nürburgring. O câmbio tem relações mais curtas, que aprimoram o desempenho em acelerações e retomadas, em detrimento da velocidade máxima. Mas esta alteração não faz muita diferença já que o M3 padrão é limitado eletronicamente a 250 km/h. Para dar um ronco mais agressivo, o escapamento foi outro item alterado. As mudanças não fazem muita diferença no uso diário, mas podem render preciosos segundos nas pistas.

Difusor na parte de baixo, em conjunto com discreto aerofólio na tampa do porta malas, melhora dirigibilidade


O mais impressionante é que o preparador afirma que o conforto não foi prejudicado, o que é difícil de acreditar. No mais, as alterações são estéticas, tanto para dar visual personalizado quanto para melhorar a aerodinâmica. A traseira ganhou difusor e discreto aerofólio. Na dianteira, o spoiler em fibra de carbono é fixado ao pára-choque por pinos de liga leve, como nos carros de competição. As laterais ganharam minissaias que ajudam no fluxo de ar para baixo e ainda deixam o ACS 3 parecer ainda mais rente ao chão.

As rodas são de 20 polegadas e, com acabamento na cor preta, criam contraste com o branco geladeira da carroceria. Para aumentar a aura esportiva no interior do veículo, pedais, alavanca do câmbio, freio de estacionamento e roda de controle do sistema i-drive são de alumínio. Como opcionais, o cliente pode ainda colocar volante esportivo de três raios de desenho clássico, mas com espaço para o airbag e painel com acabamento em fibra de carbono.