Quando a primeira geração do BMW M3 foi lançada em 1986, o carro inaugurou o segmento de mercado dos veículos baseados em modelos de produção, mas com características próximas às dos superesportivos, como Porsche ou Ferrari. Para tanto, reuniu praticidade e altíssimo desempenho. O sucesso foi imediato.
Ao longos desses 21 anos, o M3 acompanhou a evolução da Série 3, tanto em estilo quanto em potência. A mais recente geração, apresentada em setembro, inaugurou o uso do motor V8 para o modelo, um propulsor 4.0, que desenvolve 420 cv e 40,8 kgfm de torque. Não bastasse, além produzir 40 cv a mais do que o seis cilindros que substitui, o novo propulsor é 15 kg mais leve. Sinal dos tempos.
A evolução em relação à geração anterior foi tanta, que mesmo os tradicionais preparadores alemães estão tendo dificuldades em envenenar ainda mais o modelo. Mas se não conseguem melhorar o motor, ao menos tentam incrementar o apelo visual para suas versões do M3 e prometem aprimoramentos no comportamento dinâmico.
É o que acontece com o ACS 3 Sport, elaborado pela Schnitzer. O preparador afirma que a suspensão foi completamente retrabalhada, desenvolvida no lendário circuito de Nürburgring. O câmbio tem relações mais curtas, que aprimoram o desempenho em acelerações e retomadas, em detrimento da velocidade máxima. Mas esta alteração não faz muita diferença já que o M3 padrão é limitado eletronicamente a 250 km/h. Para dar um ronco mais agressivo, o escapamento foi outro item alterado. As mudanças não fazem muita diferença no uso diário, mas podem render preciosos segundos nas pistas.
O mais impressionante é que o preparador afirma que o conforto não foi prejudicado, o que é difícil de acreditar. No mais, as alterações são estéticas, tanto para dar visual personalizado quanto para melhorar a aerodinâmica. A traseira ganhou difusor e discreto aerofólio. Na dianteira, o spoiler em fibra de carbono é fixado ao pára-choque por pinos de liga leve, como nos carros de competição. As laterais ganharam minissaias que ajudam no fluxo de ar para baixo e ainda deixam o ACS 3 parecer ainda mais rente ao chão.
As rodas são de 20 polegadas e, com acabamento na cor preta, criam contraste com o branco geladeira da carroceria. Para aumentar a aura esportiva no interior do veículo, pedais, alavanca do câmbio, freio de estacionamento e roda de controle do sistema i-drive são de alumínio. Como opcionais, o cliente pode ainda colocar volante esportivo de três raios de desenho clássico, mas com espaço para o airbag e painel com acabamento em fibra de carbono.