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Aclimatação aos poucos

Marcas chinesas

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O mercado dos caminhões não é muito diferente do mercado dos automóveis e também teme a chamada “invasão dos chineses”. Mesmo que não chegue a ser uma invasão de fato, dado os volumes, a 18ª Fenatran encerrada ontem foi palco de anúncios e estreias de marcas orientais. A Foton estreou com os pequenos Aumark, que concorrerão na faixa dos leves e semileves, em opções de 3,5, 6 ou 8,5 toneladas. A linha pode ser produzida no país a partir de 2015, mas os planos ainda dependem dos novos critérios do governo federal em relação ao aumento do IPI para importados e do conteúdo nacional, que serão divulgados apenas no dia 15 de dezembro. Embora não tenha anunciado o preço dos modelos, que devem ficar 15% mais caros que o esperado, a marca promete uma fórmula de custo-benefício e aposta também em itens de série como ar-condicionado, direção hidráulica, travas e retrovisores elétricos, além de freios ABS. A rede de concessionárias será aberta no início de 2012 e contará com três lojas inicialmente, mas a Foton Aumark planeja a abertura de 80 pontos até 2016.

A Sinotruck antecipou a construção de fábrica no país, que operará incialmente em CKD. A unidade deve ser construída no terreno comprado em Campina Grande do Sul (PR). A marca chinesa começou a vender o caminhão Howo 380 em abril de 2010, mas vai ampliar a sua atuação no segmento mais prestigiado dos extrapesados, onde vai debutar com o A7. Com até 70 toneladas de PBT (peso bruto total), o modelo tem entre 420cv e 460cv e terá três opções de tração: 4X2, 6X2 e 6X4. A Sinotruck vai deixar o Howo competir na faixa de acesso, entre 50 e 60 toneladas, tanto com tração 6X2 quanto 6X4. Em relação a preços, a Sinotruck apenas adiantou que a linha deve encarecer em torno de 12% a partir de dezembro, quando entra em vigor a medida de incremento no IPI. A Effa é outra que aposta na produção nacionalizada e pretende fazer os pequenos Mini Star em Manaus a partir do ano que vem.

(*) Jornalista viajou a convite da Anfavea

VOLVO POR AÍ

A Volvo levou para a Fenatran a linha 2012 das gamas VM, FM, FMX E FH, que se destacam pela adoção do sistema SCR de redução de emissões, que funciona com a injeção do aditivo Arla 32 – a base de amônia – no sistema de escape. Como em outros casos, a redução de poluentes vem acompanhada do aumento de cavalaria (20cv) e da redução de consumo. Com exceção da linha VM, os demais Volvo podem vir equipados com o câmbio automatizado I-Shift, que será produzido no Brasil a partir de 2012.

BOLÉIAS REFORÇADAS

Não é só o mercado de automóveis que atrai as blindadoras. A Inbra Blindados passa a oferecer cabines blindadas para os estradeiros Volkswagen Constellation e para toda a gama Iveco. Como acontece com os carros, o nível de proteção é o III-A, suficiente para resistir a calibres de armas de mão, como .380, 38, 9mm, 357 e 44, entre outros. A blindagem deve ser pedida por empresas que transportam produtos de alto valor agregado ou que costumam ser cobiçados, como eletrônicos, medicamentos e cigarros.