Não é raro essas vagas serem ocupadas por pessoas que simplesmente buscam a comodidade de estacionar próximo à entrada do estabelecimento. A reportagem percorreu três grandes shoppings de BH e em todos verificou o abuso no uso das vagas especiais. Quando abordados, os infratores geralmente usam a desculpa de que estão com pressa, que há muitas vagas restritas vazias, respondem com arrogância ou simplesmente ignoram a abordagem.
No estacionamento do Shopping DiamondMall, a motorista de um Hyundai Tucson estacionado em vaga exclusiva de idosos, aparentando ter 45 anos, tentou se explicar dizendo que naquele horário idosos não frequentavam o estabelecimento. No mesmo local, uma jovem estacionou o Honda Civic e alegou que estava com a mãe, já idosa, mas o veículo não tinha a credencial necessária para usar as vagas.
No Shopping Pátio Savassi, mesmo com a sinalização clara nas vagas, carros sem autorização param nelas, como se a identificação fosse um mero desenho para decorar o estacionamento. No Boulevard Shopping, mesmo com 2.196 vagas convencionais, encontram-se carros parando de forma irregular em uma das 116 vagas de idosos ou das 65 destinadas aos portadores de necessidades especiais. “As pessoas ainda não têm consciência dessa falta de respeito, falta educação”, diz o gerente de operações do mall, Jefferson Campos. Segundo ele, de cada 10 carros parados em vagas exclusivas, apenas um tem a credencial que permite o estacionamento. Os fiscais do estacionamento são orientados a abordar os condutores que estacionam de forma irregular, mas a comunicação nem sempre funciona. “Uma vez eu mesmo abordei um jovem que havia estacionado em vaga exclusiva e ele apenas disse que estava com pressa, mas 80% do discurso é esse ou aquela velha história de que há outros tantos carros na mesma situação e esse é apenas mais um”, explica.
BOM EXEMPLO A falta de respeito aos idosos e portadores de necessidades especiais também era um problema em Manaus, até que o Ministério Público Estadual interveio. Foi sugerida a fiscalização do órgão de trânsito local, Manaustrans, nos quatro maiores shoppings da cidade. O que foi feito na capital do Amazonas serve como referência em todo o país. De fevereiro a julho de 2012, foi feito um trabalho de conscientização. Nesse período, a Manaustrans montou postos de atendimento dentro dos estabelecimentos onde cadastraram nove mil idosos e mil portadores de mobilidade reduzida. A partir de julho, todos os veículos estacionados em vagas exclusivas nos shoppings sem credenciais eram multados em R$ 53,20 e o motorista perdia 3 pontos na CNH. Além da fiscalização, há um número de telefone para denúncias. Se for necessário, o veículo poderá ser removido. Até 21 de dezembro, 2.858 carros foram autuados dentro dos shoppings de Manaus, mas, segundo a própria Manaustrans, o número de multas vem caindo cerca de 20% por mês.
Além de Manaus, as cidades de Brasília, Curitiba, Recife e Rio Branco podem autuar os “folgados” dentro dos shoppings. Em Belo Horizonte, a Polícia Militar e a BHTrans não fazem esse trabalho. Questionada pela reportagem, a BHTrans informou que não há nenhum projeto que prevê a entrada dela em estabelecimentos privados e que já faz um trabalho intenso nas ruas e que no ano passado 3.490 carros foram autuados por estarem estacionados em vagas de deficientes e outros 620 por ocuparem vagas de idosos nas vias públicas. Já o Ministério Público de Minas Gerais disse que todos os shoppings da capital estão de acordo com as resoluções 304 do Denatran, que prevê 2% das vagas aos portadores de mobilidade reduzida, e 303 do Contran, que obriga que 5% das vagas sejam destinadas aos idosos e que cabe ao estabelecimento a fiscalização interna do uso das vagas.
O Shopping DiamondMall disse que disponibiliza vagas de estacionamento preferenciais para idosos e portadores de mobilidade reduzida, que são devidamente sinalizadas. Em nota, o mall diz que visa reforçar a importância do uso correto e consciente das vagas preferenciais e promove periodicamente campanhas educativas em meios de comunicação diversos dentro do empreendimento.
O Shopping Pátio Savassi utiliza cartazes, flyers e avisos periódicos pelo serviço de som para conscientizar os usuários. “Acreditamos que essa é uma questão de cidadania e educação aos demais. Por isso, nosso esforço será permanente pela conscientização e respeito a esses espaços”, destaca a superintendente do shopping, Maria Lúcia Renault.
No Boulevard Shopping, um flyer informando sobre a campanha educativa para preservar as vagas de deficientes e idosos acima de 65 anos é colocado no para-brisa de todo veículo que ocupa indevidamente uma vaga exclusiva. Segundo a administração do shopping, a iniciativa está surtindo efeito: um cliente chegou a escrever “desculpa” atrás de um flyer.
Um cone em cada vaga exclusiva poderia acabar com a farra dos “espertos”. Quando um idoso, por exemplo, chegar ao shopping basta um funcionário retirar o cone da vaga. A estratégia foi testada no Boulevard Shopping e deu certo, mas, segundo o gerente do estacionamento, eram muitas vagas para poucos funcionários e os obstáculos tiveram de ser retirados. Apesar de eficaz, o DiamondMall informou que tal medida não faz parte dos planos do shopping para evitar o uso irregular das vagas exclusivas.
COMO DENUNCIAR O usuário do shopping que se sentir lesado poderá procurar a administração do estabelecimento, que deverá solicitar a retirada do veículo. Caso a administração do estabelecimento não resolva o problema, o usuário poderá procurar as autoridades e até fazer uma denúncia formal na promotoria do idoso do Ministério Público, que vai investigar a conduta do shopping. O vídeo abaixo mostra mais flagrantes de abusos no estacionamento do shopping DiamondMall, em BH.